Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Jonathas Ieggli da Silva, Ursula Tatiana Timm, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald

Última alteração: 10-09-2017

Resumo


Apresenta-se a pesquisa de Iniciação Científica vinculada ao projeto Educação Matemática e Tecnologias Digitais, que tem por objetivo analisar as questões do ENEM de 2016, classificando-as e buscando recursos digitais que possam ser incluídos no planejamento didático de professores de matemática ao trabalharem com tais questões. A pesquisa visa analisar os conteúdos inseridos na matriz de referência, da área de Matemática e suas Tecnologias, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o propósito de realizar um planejamento didático utilizando Tecnologias Digitais para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos abordados nas questões deste exame. As tecnologias digitais estão inseridas no cotidiano dos estudantes, através de smartphones, tablets e computadores e, portanto, “a escola e os professores devem refletir sobre a necessidade de um planejamento curricular em Matemática, que esteja em sintonia com progresso científico e tecnológico da sociedade atual” (KAIBER; GROENWALD, 2008, p. 227). Neste contexto, realizou-se a análise dos conteúdos contemplados nas avaliações de Matemática e suas Tecnologias aplicadas nos últimos cinco anos e investigou-se recursos tecnológicos que possam auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, pretendendo ampliar a compreensão dos conceitos matemáticos junto aos estudantes do Ensino Médio. As questões da avaliação de Matemática e suas Tecnologias aplicada no ano de 2016 foram resolvidas e classificadas por temáticas e conteúdos abordados. Dentre os recursos tecnológicos selecionados para o planejamento didático, destacam-se: Ábaco Virtual, GeoGebra, Microsoft Excel e 3D Learning - Geometria Espacial. Acredita-se que os recursos digitais podem ser explorados em uma perspectiva que possibilite o protagonismo dos estudantes, possibilitando que tirem conclusões e ampliem sua percepção em relação a Matemática, desenvolvendo o pensamento matemático necessário a este nível de ensino.

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