Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO SOBRE SAÚDE, TRABALHO E FELICIDADE
Demétrius Paiva Nunes, Gehysa Guimarãoes Alves, Angela Maria Silva, Dóris Gedrat, Francine Vasconcellos, Bianca Silva

Última alteração: 31-08-2018

Resumo


Resumo

As percepções sociais acerca da saúde expressam os sentidos atribuídos pelos sujeitos[1]. O significado do constructo saúde percebido pelo sujeito[2], está intimamente associado à fatores físicos, psicológicos e socioculturais, sendo seu sentido construído a partir de sua particularidade. É possível que esta percepção tenha repercussão na vida de relações pessoais e profissionais. Assim, o objetivo é conhecer a percepção de saúde e a relação que as pessoas fazem entre essa, o trabalho e a felicidade. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e qualitativo. A coleta dos dados foi realizada com 120 pessoas com idade entre 14 e 79 anos, moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana do estado do RS, a partir de entrevista semiestruturada. Foi utilizada para análise dos dados a Análise de Conteúdo Temática. Este estudo faz parte de um projeto maior intitulado “Percepção de felicidade e trabalho e a promoção da saúde”, com parecer do Comitê de Ética em Pesquisa nº67005217.1.0005349. Participaram do estudo 120 pessoas, com idade entre 14 a 79 anos, residentes em Porto Alegre e região metropolitana. Em relação às características sociodemográficas, 70% eram do sexo feminino, 74% tinham idade entre 19 e 39 anos, 71% tinham ensino superior e 67% trabalhava no momento da entrevista. Sobre a percepção de saúde, 71% dos participantes relataram bem estar físico, psicológico, mental e espiritual; 16% referiram a importância de ter um estilo de vida saudável e 13% ausência de doença. Sobre a relação entre saúde, trabalho e felicidade, 65% referiram que há interdependência entre os três fatores, sendo que um sempre irá influenciar o outro; 20% salientaram a importância do trabalho para sentirem-se felizes, já que este proporciona melhores condições de vida; e 15% apontaram a importância de ter saúde para poder trabalhar e ser feliz. Os resultados encontrados sugerem que a concepção de saúde, felicidade e trabalho estão intimamente relacionadas e são interdependentes, interferido diretamente na forma como a pessoa vive a sua vida e constrói para si uma melhor qualidade de vida.

Descritores - saúde, felicidade, trabalho

Referências

1 Shimizu, H. E., Silva, J. R., Moura, L. M., Bermúdez, Z. P. D. & Odeh, M. M. (2015). A estrutura das representações sociais sobre saúde e doença entre membros de movimentos sociais. Ciência e Saúde Coletiva, 20(9), 2899-2910.

2 Bezerra, P. C. L., Opitz, S. P, Koifman, R. J. & Muniz, P. T. (2011). Percepção de saúde e fatores associados em adultos: inquérito populacional em Rio Branco, Acre, Brasil. Cad. Saúde Pública, 27(12), 2441-2451.


 


Palavras-chave


saúde, felicidade, trabalho

Texto completo: PÔSTER