Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ANALISANDO O DESCRITOR DE LEITURA – LOCALIZAR INFORMAÇÃO EXPLÍCITA NO TEXTO - PROVINHA BRASIL, PORTO ALEGRE (2008-2015).
Bárbara dos Santos Alves

Última alteração: 31-08-2018

Resumo


ALVES, BS*, MELLO, DT.

 

O presente estudo tem por objetivo apresentar a análise dos resultados percentuais das questões objetivas da Provinha Brasil, correspondente aos testes 1 e 2 aplicados nos anos de 2008 a 2015, em que os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre demonstraram menor percentual de acertos referente ao descritor localizar informação explícita no texto. Nesse instrumento de avaliação, Provinha Brasil, são avaliadas habilidades relativas à alfabetização e aos letramentos iniciais dos alfabetizandos. Observa-se, na análise da matriz de referência da Provinha Brasil, o entendimento da alfabetização, enquanto processo de apropriação da “consciência fonológica e fonêmica, identificação das relações de fonema-grafema, habilidades de codificação e codificação da língua escrita [...]” (SOARES, 2004, p. 15) e o de letramento, enquanto possibilidade de “imersão das crianças na cultura escrita, participação em experiências variadas com a leitura e a escrita, conhecimento e interação com diferentes tipos e gêneros de material escrito [...]” (SOARES, 2004, p.15), embora os dois processos sejam interdependentes e indissociáveis nas práticas cotidianas em que eles ocorrem. Na perspectiva dos Estudos Culturais, campo de pesquisa ao qual se vincula tal trabalho, ao analisar o desempenho dos alfabetizandos, por meio de análises culturais, discursivas e textuais, o mesmo não pretende explicitar os resultados do instrumento avaliativo como uma tradução da realidade escolar, de forma fixa e estável, mas procurar entender de que forma esse instrumento avaliativo tem produzido o desempenho dos alunos da referida Rede Municipal de Ensino. Para esse trabalho inicialmente selecionaram-se as cinco questões com menor percentual de acerto em cada teste e para destaque apresentaremos um recorte dessa análise, a análise das questões referentes ao descritor localizar informação explícita no texto. Observa-se que o descritor localizar informação explícita no texto, localizado entre as questões finais da avaliação, está entre os números 17 e 24, que obtiveram um maior grau de dificuldade por parte dos alunos, evidenciando um baixo índice referente às habilidades relacionadas à capacidade de compreensão leitora. Em síntese, nesta perspectiva de análise, considera-se relevante destacar que para construir uma representação global na leitura de um texto, o leitor iniciante precisa integrar múltiplas informações, e o texto, como um artefato cultural, fornece marcas discursivas para que essa integração seja feita. No entanto, um leitor pode não percebê-las por, pelo menos, três motivos: porque não prestou atenção nessas marcas; porque seus conhecimentos prévios ou experiências cotidianas não permitiram que ele as reconhecesse dessa forma ou porque o enunciado da questão apresenta elementos pouco trabalhados no contexto da sala de aula.


Palavras-chave


Leitura. Provinha Brasil. Informação explícita. Alfabetizandos.

Texto completo: PÔSTER