Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
EXPRESSÃO DE AQUAPORINAS 1 E 5 EM AMOSTRAS DE GLÂNDULAS PARÓTIDAS APÓS TERAPIA POR ARCO VOLUMÉTRICO E TERAPIA LASER DE BAIXA POTÊNCIA: ESTUDO EM MODELO ANIMAL
Gabriel Francisco Krueger, Dra. Milene Castilhos de Oliveira, Dra. Ivana Grivicich, Dr. Daniel Simon, Dr. Sergio Augusto Quevedo Miguens Jr.

Última alteração: 31-08-2018

Resumo


As aquaporinas (AQPs) são proteínas transmembranares que participam do transporte de água na via transepitelial e podem avaliadas por técnicas de biologia molecular. Desta forma, o objetivo deste estudo experimental em modelo animal foi verificar a expressão AQPs do tipo1 e 5 em amostras de glândulas parótidas de ratos submetidos a terapia laser de baixa potência (TLBP) após serem submetidos à radioterapia na região de cabeça. A amostra composta por 30 ratos da linhagem Wistar, dividida em grupos controle: sem nenhuma intervenção (GC, n=2), somente laser (GL, n=2) e somente radioterapia (GR, n=2) e outros dois grupos experimentais com uso de TLBP em tempo imediato (24h) (GEI, n=12) e tardio (120h) (GET, n=12) após radioterapia. Nos grupos expostos à radioterapia foi utilizado terapia modular por arco volumétrico (VMAT) em dose única de 12 Gy. Nos grupos com TLBP foi utilizado laser AsGaAl (660 nm, 100 mW) com energia de 2J (20s, 70J/cm2) por ponto. No protocolo foram aplicados três pontos diários na glândula parótida direita, durante dez dias consecutivos. Os animais foram mortos 10 dias após radioterapia nos grupos controle e GEI e 15 dias após no GET. As glândulas parótidas foram dissecadas e preparadas para e extração de mRNA das AQPs 1 e 5 por meio da reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR) utilizando sondas específicas TaqMan. O gene hipoxantina fosforribosiltransferase (HPRT) foi utilizado como controle constitutivo. Entre os resultados, a expressão média (dp) de AQP1 entre os grupos experimentais foi maior no GET com média de 1,11 (0,31) e, quando comparado com os outros grupos a expressão de AQP1 foi maior no grupo que utilizou somente laser (GL), seguido do GET com aplicação de TLBP em tempo tardio à radioterapia. A expressão de AQP5 foi superior no GET e, quando comparando com todos os outros grupos, a expressão média de AQP5 foi superior nos grupos controle quando comparados aos experimentais. O presente estudo identificou a expressão de AQPs 1 e 5 nas amostras que utilizaram TLBP, mesmo quando anteriormente submetidas à radioterapia por VMAT, tendo maior expressão de AQPs do tipo 1 quando a TLBP foi utilizada em tempo tardio (120h). Estes resultados sugerem que o uso da TLPB pode contribuir para a manutenção e função destas proteínas que participam do processo de formação e secreção salivar.

Palavras-chave


Aquaporinas; Glândulas salivares; Radioterapia de intensidade modulada; Terapia com luz de baixa potência; Ratos

Texto completo: PÔSTER