Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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PEDAGOGIAS CULTURAIS E PRODUÇÃO DE IDENTIDADES EM APLICATIVOS DE PAQUERA
Alison dos Santos, Carin Klein

Última alteração: 03-09-2018

Resumo


O presente trabalho analisa dois aplicativos de paquera: o Tinder e o Hornet, utilizados com o intuito de formar vínculos sociais e encontros afetivos. O estudo insere-se nos campos teóricos dos Estudos Culturais, em aproximação com a perspectiva pós-estruturalista. Parto da compreensão de que estes artefatos culturais atuam enquanto instâncias pedagógicas na contemporaneidade, na medida em que atuam posicionando os sujeitos, conduzindo-os a narrar-se, por meio de imagens, comportamentos e experiências. Tomo os conceitos de Pedagogias Culturais, Cibercultura e Identidade para realizar o exame das interações ali propostas. Procuro compreender como estes aplicativos vem educando e posicionando os sujeitos em relação a construção de relacionamentos, identidades e afetividade.

Palavras-chave


Tinder; Hornet; pedagogias culturais; cibercultura; identidade.

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