Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE O APOIO MATRICIAL EM SAÚDE MENTAL DE PORTO ALEGRE, RS
Luana Welter, Pamela Capone, Lourdes Guilhermina Nogueira, Willian Espinoza, Alice Hirdes

Última alteração: 06-09-2018

Resumo


Introdução

Os sistemas de saúde contemporâneos não respondem adequadamente a carga de transtornos mentais, como consequência, existe uma lacuna entre as necessidades de tratamento e as respostas de intervenção e cuidado no mundo. Para dar respostas em saúde mental, foi proposto o Apoio Matricial em saúde mental.

Objetivos

A pesquisa teve como objetivo geral investigar as especificidades do apoio matricial em saúde mental na Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos gestores.

Metodologia ou Material e Métodos

Pesquisa descritivo-analítica, com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram 12 gestores de Porto Alegre, RS. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, na modalidade temática. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo CEP da ULBRA.

Resultados e Conclusões

As formas de organização do apoio matricial são heterogêneas, em razão de diferentes composições de equipe, serviços que oferecem – CAPS, NASF, equipes de saúde mental do adulto e infantil e formações profissionais; sobreposições de ações nos territórios com vários serviços e vazios assistenciais em outros; os profissionais da Atenção Primária não estão preparados para lidar com as demandas de saúde mental; a resistência de generalistas e especialistas; a dificuldade de mostrar a efetividade do apoio matricial por meio de indicadores. Foram considerados pontos positivos as habilidades de comunicação e de gestão do processo de trabalho, a disponibilidade e as habilidades interpessoais; a criação da RAPS em diferentes gerências distritais e a realização de fóruns de discussão. Evidenciaram-se avanços na implantação do apoio matricial em diferentes regiões de Porto Alegre, disputas de poder entre diferentes coordenações do segundo escalão pelo protagonismo do processo e diferentes perspectivas de compreensão sobre o processo de trabalho. O AM é um processo complexo em cidades de grande porte em razão do próprio processo em si, dos diferentes serviços que executam o apoio e de questões de ordem política e de gestão.



Palavras-chave


Saúde mental, Apoio matricial, Atenção Primária à Saúde, Gestão em Saúde

Texto completo: PÔSTER