Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
MALALA NA TV: O TALK SHOW COMO ESPAÇO PARA NARRAR A SI MESMA
Ana Caroline Maciel Szezecinski

Última alteração: 06-09-2018

Resumo


Em 2012, Malala Yousafzai foi alvo de uma tentativa de homicídio por parte do movimento fundamentalista islâmico Talibã, em seu país, o Paquistão. Após seis anos; um livro; um tiro em sua cabeça; campanhas em todo o mundo que defendem a educação formal de meninas, bem como de se tornar pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, a jovem retornou ao seu país de origem em 2018. Porém, é no processo de se projetar não apenas por meio do seu livro, mas também devido a sua participação em programas de entrevista do tipo talk shows, que Malala passa a dialogar com mais instâncias que contribuem com a sua projeção mundial - nesse caso, a televisão aberta.

Com a mistura de entretenimento e notícia do gênero Talk Show, cogita-se a construção de uma narrativa de si mesma por parte da ativista. O presente trabalho visa debater as possibilidades e limites da autorrepresentação em talk shows. Para isso, analisa-se a presença da ativista Malala Yousafzai nos programas “The Late Show with Stephen Colbert”, “The Ellen DeGeneres

Show”, “The Daily Show with Jon Steward”.

 


O trabalho aborda os posicionamentos da celebridade humanitária e a possibilidade de sua humanização com as entrevistas concedidas aos programas. Para isso, foram analisadas a presença de Malala nos programas e suas falas.

A humanização de Yousafzai no talk show se consolida quando ela emite comentários como da sua gratidão aos pais referente ao apoio destes, mas bem pouco aos irmãos, fazendo graça e reafirmando o papel do “irmão incomodativo” tão comum às vivências juvenis. Com isso, o efeito de reflexão sobre temas comuns ou de culturas diferentes através de sujeitos a que se refere Rosário (2008) possibilita a aproximação do público com Malala. Em outro momento, já para o final da entrevista, DeGeneres presenteia a paquistanesa com um pequeno pódio, para que esta utilize sempre que fizer um discurso. Consequentemente, utiliza do humor com a altura da jovem para que seu público se entretenha e perceba que Malala é tão “humana” que precisa de ajuda devido a sua estatura.

A humanização das celebridades auxilia a aproximá-las do público e da plateia. Em casos como o de Malala, envolvendo o atentado que sofreu e a causa da qual é porta voz, a exposição pública pode proporcionar às audiências uma maior compreensão dos acontecimentos. O percurso desenvolvido até aqui com essa pesquisa, que está em andamento, permitiu perceber o talk show como espaço de troca de informações e debate sobre temas atuais, mas que exige que sejam esclarecidos e inseridos dentro de uma conversa casual.

 

 


Palavras-chave


Talk shows; Autorrepresentação; Malala Yousafzai; Ativismo Humanitário.

Texto completo: PÔSTER