Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
História de vida e autoformação: o retrato de dois professores em diálogo
Carlos Eduardo da Silva Pereira

Última alteração: 06-09-2018

Resumo


Este trabalho visa analisar as formas no discurso de dois professores, a maneira como ambos respondem a problemas e criam suas respectivas histórias através do espaço narrativo. Tendo em vista as diferenças na formação dos individuos e também as suas semelhanças enquanto docentes da disciplina de história é que se faz possível a construção deste trabalho. Para a análise feita dentro deste artigo foi utilizado o depoimento de dois professores sobre suas respectivas histórias de vida e formação profissional. Os relatos foram analisados através do método qualitativo, cruzando aspectos da teoria da história, metodologia histórica e também teorias e métodos da história oral. A discussão desse artigo girou em torno das perspectivas contempoâneas da oralidade como fonte potencial ao estudo de história e dos processos de autoformação conduzidos através do espaço reflexivo da narrativa.Teve como objeto as projeções que cada entrevistado fez de si e de sua história através de sua oralidade, estabelecendo padrões que pudessem identificar as experiências semelhantes e diferentes. Além da análise do discurso, outros aspectos também foram discutidos tais como a interferência do ambiente na fala de cada entrevistado, suas experiências e projeções em relação a outras realidades bem como as respostas que a historiografia vem apontando em relação aos novos objetos e problemas levantados em pesquisas recentes. Os resultados dessa pesquisa contemplaram as hipóteses iniciais, e apesar desse estudo não pretender ser uma obra definitiva do assunto, verificou-se a projeção das experiências dos dois professores em suas narrativas e também na realidade de outros, a influência do ambiente na produção discurssiva, além da identificação do espaço narrativo como lócus de autoformação. Concluimos que a história oral é um campo ainda pouco explorado e com potencialidade para ser instrumento no estudos de diferentes objetos nas áreas das ciências humanas e sociais, bem como um espaço de exposição e reflexão a respeito dos processos de autoformação daquele que fala.

Texto completo: PÔSTER