Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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QUALIDADE DE VIDA E VULNERABILIDADE AMBIENTAL DE ALUNOS DA EAD - ULBRA A PARTIR DE INDICADORES SÓCIOAMBIENTAIS
Bruno Rodrigues Nunes, Maria Cristina dos Santos, Áurea Souza, Simone Echevest, Jussara Pinheiro Sommer

Última alteração: 08-09-2018

Resumo


Conhecer o indivíduo e a comunidade onde está inserido permite identificar possíveis condições de vulnerabilidade e exposição a doenças Cutter (1996). Segundo Cutter, Boruff e Shirley (2003), a vulnerabilidade é considera como condição social, ou seja, aquelas que integram o potencial de exposição e a resiliência social num dado local ou região. A pesquisa proposta possui abrangência nacional, tendo como foco os acadêmicos da Universidade Luterana do Brasil na modalidade EAD e utiliza ferramentas da tecnologia da informação e comunicação na coleta de dados socioeconômicos e socioambientais. A pesquisa foi desenvolvida por meio da plataforma Google® (formulario.docs) e estabelecida em formato de um questionário contendo 36 perguntas. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar condições ambientais, indicadores de vulnerabilidade socioambiental que comprometem a qualidade de vida do aluno EAD ULBRA. O questionário elaborado abrange três áreas: pessoal, socioeconômico, saneamento e de saúde. As questões foram desenvolvidas e distribuídas visando alcançar as informações necessárias para a realização do levantamento e análise em potencial dos dados socioambientais dos alunos. A metodologia consiste em: A) elaboração do instrumento de pesquisa (questionário com 35 questões de múltipla escolha); B) disponibilização para a participação do público alvo; C) verificação e validação dos dados do questionário; D) elaboração de banco de dados; E) Análise estatística. O questionário foi disponibilizado a 9.604 alunos na EAD, no segundo semestre de 2017 e destes 250 responderam. Neste trabalho apresentamos os resultados preliminares das etapas A, B, C, D e E da pesquisa. Os dados obtidos foram organizados em planilhas de formato Excel, foi definido um escore com valores de 0 a 4 que foram aplicados as variáveis das questões definidas para indicadores de vulnerabilidade.  O escore foi aplicado aos indicadores de renda, coleta de lixo, destino do esgoto e abastecimento de água, de saúde e aspectos ambientais, visando definir quais os principais indicadores da situação de vulnerabilidade socioambiental da população estudada. Com a análise estatística dos dados foi possível identificar que 68% dos entrevistados encontram-se em situação de média vulnerabilidade socioambiental, 16% em situação de alta vulnerabilidade e outros 16% encontram-se sob baixo índice de vulnerabilidade. Relacionando-se com curso/áreas de conhecimento dos alunos respondentes foi possível constatar que os alunos dos cursos de licenciaturas apresentam alta vulnerabilidade socioambiental, com 21,1%, seguido da área da saúde com 12,5% e com  menor índice de vulnerabilidade estão os alunos das ciências sociais a 5%. Estes resultados são preliminares e os indicadores de vulnerabilidade aqui definidos serão utilizados na elaboração de mapas temáticos de qualidade e vida e vulnerabilidade ambiental.

Palavras-chave


saúde, tecnologia de informação, saneamento básico

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