Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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PROFESSORES NA REVISTA VEJA
Vanessa Venditti de Oliveira, Deborah Gonzalez, Karla Saraiva

Última alteração: 20-09-2018

Resumo


O presente trabalho analisa enunciados postos em circulação pela Revista Veja, entre os anos de 1969 e 1988, sobre os professores da Educação Básica. O período em questão é caracterizado pela mudança do regime político do país, compreendendo o período da Ditadura Civil Militar e a abertura política. O objetivo é identificar e problematizar os modos como os docentes são narrados pela publicação no período em questão. O material empírico é constituído por reportagens publicadas na seção Educação na penúltima semana dos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Deste recorte, selecionamos aquelas que versavam sobre professores da Educação Básica, resultando em dez reportagens. A partir da análise do material, foi possível construir três núcleos de análise: o professorado como uma coletividade em constante disputa com o Estado, por aumento salarial e melhores condições de trabalho, a formação docente e sua precariedade e o professor como um agente do Estado. O primeiro núcleo de análise é constituído por quatro reportagens, nas quais os docentes são descritos como trabalhadores em conflito com as instituições do Estado que regulamentavam as condições do trabalho educacional. Neste núcleo, a reivindicação por melhoria salarial e pelo pagamento em dia foi a tônica das reportagens. A revista elaborou narrativas que, além de exporem a situação docente, também discutiam os transtornos gerados por paralisações, apontando o tolhimento do direito estudantil à aula. Outro núcleo aborda a formação docente, sendo constituído igualmente por quatro reportagens. De acordo com a publicação, o efeito da má qualidade da formação pode ser constatado pelo baixo desempenho em concursos. O último foco de análise conta com duas reportagens. Uma delas descreve a realocação de professores para lecionar aos filhos dos operários de uma usina, situação que implicou na vivência comunitária entre trabalhadores da construção civil, seus filhos e os docentes. A outra reportagem deste núcleo aborda uma situação de trabalho não remunerado, em que os docentes foram convocados a realizar um censo escolar, a fim de era criar estatísticas sobre o número de analfabetos e evadidos em algumas capitais. Palavras-chave. Revista Veja; professores; Educação básica.

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