Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
O LAZER E A JUVENTUDE CONTEMPORÂNEA
Andressa Pereira Araujo, Juliana Ribeiro Vargas

Última alteração: 26-09-2018

Resumo


Estudo qualitativo, elaborado frente aos aportes dos Estudos Culturais em Educação, Estudos de Gênero e das Culturas Juvenis. O presente trabalho visa analisar o que alunos do 9º ano do Ensino Fundamental buscam como opções de lazer em seu tempo livre. Tais jovens, com idades variadas entre treze e dezessete anos, são estudantes de duas escolas da rede pública de Canoas (RS). Como principal metodologia para análise utilizamos questionários respondidos por cinquenta e seis estudantes. Por meio de suas respostas foi possível observar as motivações de suas atividades fora da escola, o que fazem, sua opinião sobre os meios de lazer disponíveis onde moram e se há alguma divergência entre as atividades oferecidas em suas comunidades aos jovens do sexo masculino e do sexo feminino. Quando questionados sobre “O que mais gosta de fazer fora da escola?”, a maioria das respostas envolve navegar nas redes sociais, jogar futebol – sendo esta a resposta mais presente entre os alunos do sexo masculino – e sair com os amigos. Frente às análises realizadas e em consonância com os aportes teóricos utilizados, pode-se afirmar que as configurações tradicionais de lazer modificaram-se, flexibilizaram-se e que as várias possibilidades de transitar, criar e adaptar da juventude atual vão constituindo modos múltiplos de lazer. As pluralidades juvenis, seus modos de vida transitórios, podem oferecer “[...] às práticas de lazer novos contornos, múltiplos e temporários.” (ZAPPAZ, VARGAS, 2017, p. 12). Quando questionados se “As opções de lazer são diferentes para meninos e meninas? Por quê?” as respostas dividiram-se entre aqueles que acreditam não haver diferença e outros, principalmente as jovens, que declaram perceber acepção de atividades com relação ao gênero. Preocupa-nos o número excessivo de jovens que não praticam atividades além do ambiente escolar, principalmente, o grande número de jovens meninas que, pela realidade violenta de nossos tempos, não se sentem seguras para circular pelas ruas e parques de sua cidade, em especial, nas periferias urbanas. Através destes dados coletados foram levantados alguns questionamentos sobre elementos importantes no meio dos jovens como as questões de gênero e as muitas formas como eles buscam por diversão para “além dos muros da escola”. Esta investigação, além de visibilizar e problematizar, também pretende evidenciar os pontos onde a juventude brasileira busca encontrar sua verdadeira identidade.

Palavras-chave


Culturas Juvenis; Juventude; Lazer; Estudo de Gênero

Texto completo: PÔSTER