Portal de Eventos da ULBRA., XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
EFEITO DE DIFERENTES LIQUIDOS IÔNICOS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE POLI (LIQUIDOS IÔNICOS)
Murilo Oliveira da Luz, Guilherme T. G. Dias, Franciele L. Bernard, Leonardo Moreira dos Santos, Henrique Zimmer, Sandra Einloft

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução

Líquidos iônicos (LIs) são compostos que apresentam alta solubilidade para o CO2, alta seletividade e baixa volatilidade,porém sua alta viscosidade, elevado custo e baixas taxas de sorção/dessorção CO2 impedem sua implementação imediata para a captura de CO2[1,2,3]. Poli(líquidos iônicos) (PLIs) são materiais que apresentam um LI em cada unidade de repetição da cadeia polimérica, formando uma estrutura macromolecular que agrega as características dos dois compostos, obtendo-se então um material com um desempenho satisfatório para a captura de CO2 adquirindo elevada estabilidade térmica dos LIs, bem como a processabilidade, flexibilidade e estrutura dos poliuretanos[4,5]. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades mecânicas de membranas obtidas a partir de PLIs base poliuretano (policarbonato/PCD e politetrametileno glicol/PTMG.

Objetivos

Avaliar as propriedades mecânicas dos poli(líquidos iônicos) produzidos com dois líquidos iônicos distintos (BMIM-Cl e TBP).

Materiais e Métodos

Os poliuretanos (PUs) foram sintetizados a partir de dois poliois (PG-60 °C e PC-70 °C) utilizando HDI como diisocianato, por 1 h. DBTDL (0,1% em massa) como catalisador e MEK (50 mL) como solvente. DMPA foi adicionado em 45 °C por 20 min e depois se adicionou mais HDI para estender a cadeia (3 h).  Os LIs TBP e BMIM-Cl foram adicionados sob agitação magnética (60 °C/ 4 h), BMIM-Cl foi sintetizado como descrito na literatura[7,8]. Filmes dos PLIs de espessura 0,15 mm foram obtidos e secos a temperatura ambiente por 72 h. O FTIR foi utilizado para avaliar as estruturas dos PUs e PLIs, a varredura foi de 650 a 4000 cm-1. Os testes de tração foram realizados a 25 °C com os filmes (1 N/min).

Resultados e Conclusões finais

Por FTIR evidenciou-se as bandas características dos PUs, notou-se também um aumento da área na região do grupo N-H ligado quando se incorporou o LI BMIM e um deslocamento desta banda quando utilizado o LI TBP, o que indicou um aumento nas ligações de hidrogênio[7,8,9], além disso ocorreu um deslocamento e uma diminuição da banda na região de 1730 cm-1 para bandas mais baixas quando adicionados os LIs, indicando ligações de H entre LI e PU. Através das análises mecânicas notou-se uma diminuição nos valores de módulo de Young quando adicionados os contra cátions, entende-se que o contra cátion proveniente do LI atua como plastificante[7,10,11]. FTIR mostrou a formação de ligações de hidrogênio entre PU e líquido iônico. A redução nos módulos de Young está relacionada com a interação entre LI/PU. Concluiu-se que a ligação LI/PU realmente ocorreu e que esta interação implica em mudanças nas características físicas da amostra. Dentre todas as amostras, a que se destacou foi a PLI-PC-TBP por apresentar pequena variação nos valores de modulo de Young e deformação, e mantendo seus valores de tensão quando comparada ao PU-PC.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER