Portal de Eventos da ULBRA., XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
LIBERE SUA RAIVA: O HORROR SOCIAL NA FRANQUIA THE PURGE
Éverton Ferreira Barboza, Ana Maria Acker

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


O presente texto investiga o horror social na franquia norte-americana ThePurge de James DeMonaco. A série de filmes analisada é constituída por ThePurge (2013), The Purge: Anarchy (2014) e The Purge: Election Year (2016).Através da tensão criada, da atmosfera de medo e pânico, os filmes abordamproblemas sociais como a vulnerabilidade dos pobres, a intervenção estatal e aprodução de um capitalismo que se alimenta de vidas, apresentando aspectosde um filme do gênero horror. Esses temas são refletidos na necessidade de sesentir seguro que acompanha todo o filme: pessoas ricas escondidas emcondomínios fechados, com complexos sistemas de monitoramento e câmerasde vigilância. Do lado de fora, pessoas pobres são leiloadas como oferendas eoutras têm casas com portas e janelas cobertas apenas com madeiras egrades. Esta necessidade de se sentir seguro leva as pessoas a se isolaremem espaços homogêneos que simulam uma comunidade naturalmente diversa,como condomínios3. Para o autor, este movimento potencializa o sentimento deapatia à alteridade. Sendo assim, o debate sobre o horror social se faznecessário na medida em que a violência está presente nas diversas camadasda sociedade e em diferentes formas, pois se baseia nos medos da vida emsociedade: o temor do outro pautado na desigualdade social, conflitosétnicos-raciais e religiosos4. O objetivo da pesquisa é compreender o horrorsocial em The Purge , através de análise de composição e função doselementos de violência no filme, por meio de ensaio audiovisual ( video essay )5.Portanto, o estudo assume uma natureza de produção e discussão audiovisual,cruzando a análise e os conceitos propostos. Como conclusão parcial, ofenômeno na franquia não está apenas na representação da violência física epsicológica, mas também como o medo do Outro, daquele sobre o qual não sesabe nada e aparece como sendo completamente diferente - seja na pele deum homem negro na rua pedindo ajuda, ou como um grupo de pessoasmascaradas caçando indivíduos nas ruas.

1 Estudante de Graduação 7o. semestre do Curso de Jornalismo da ULBRA, e-mail:everton.barbozaf13@gmail.com

2 Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Jornalismo da ULBRA, doutora em Comunicação eInformação pela UFRGSUFRGS. e-mail: ana.acker@ulbra.br

3 DUNKER (2015)

4 HUTCHINGS (2004)

5 GRANT (2013)

REFERÊNCIAS

DUNKER, Christian. I. L. Mal-estar, sofrimento e sintoma: umapsicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo, 2015.

HUTCHINGS, Peter. The horror film . Harlow: Pearson Education, 2004.

GRANT, C. 2013. How long is a piece of string? On the practice, scope andvalue of videographic film studies and criticism. Presentation given at theAudiovisual Essay Conference, Frankfurt Film museum / Goethe University.Available in:<http://reframe.sussex.ac.uk/audiovisualessay/frankfurt-papers/catherine-grant/>.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER