Portal de Eventos da ULBRA., XXVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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HISTÓRIAS EM EDUCAÇÃO: A ESCOLA COMO REFERÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS PESSOAS DA COMUNIDADE ESCOLAR
Andre Guirland Vieira, Jessica Helen da Silva, Carina Alves Lampert

Última alteração: 03-12-2021

Resumo


Introdução. Nossos trabalhos anteriores que mostram o papel crítico que as experiências escolares desempenham na construção da identidade em jovens adultos[1] estão na base desta investigação. Objetivos. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para a discussão sobre o papel da escola no desenvolvimento da identidade narrativa de jovens e de adultos. Metodologia. Foi utilizada uma metodologia de elaboração de histórias de vida tal como proposto pelo grupo ESBRINA, da Universidade de Barcelona[2]. Participou desse estudo um jovem de 16 anos. Em função do isolamento social imposto pela pandemia de COVID 19, a entrevista foi extraída de nosso banco de dados de histórias de vida na escola. A história de vida foi submetida a uma análise narrativa baseada no Sistema da Matriz Narrativa[3]. O projeto foi aprovado pelo CEP-Ulbra sob o CAAE 39919420.1.0000.5349. Resultados e Conclusão. Antônio cursa o nono ano do ensino fundamental. Seus pais se separaram recentemente, tendo a mãe deixado a casa. Antônio e seus sete irmãos ficaram sob os cuidados do “pai”, entretanto, em meio ao processo de separação, descobriu que a pessoa a quem tinha por pai não era seu pai biológico. Construiu uma narrativa biográfica, enfocando questões marcantes em sua vida: a separação do padrasto e da mãe e o abandono da mãe, a descoberta do pai biológico e o projeto de estudo e profissionalização. Analisando sua construção narrativa, verificamos que ele organiza os eventos relatando em primeiro lugar os emocionalmente mais carregados em detrimento da ordem cronológica. Isto é um indício de que passa por um momento de vida conflituoso, pleno de afetos[4]. A narrativa de Antônio transcorre tendo como cenário o ambiente familiar. Os personagens são ele, o padrasto, a mãe e uma irmã. Antônio tem um papel ativo na história, cuida dos irmãos, investiga a paternidade, estuda e busca um estágio. Sente-se sobrecarregado com as situações difíceis, mas lida com elas contrapondo um projeto de vida focado nos estudos e no trabalho. O padrasto aparece como o esteio desse projeto, como modelo de posicionamento diante das dificuldades impostas pela vida. É esse modelo que possibilita a Antônio ressignificar suas dificuldades. Na história de Antônio, o projeto de estudos e de profissionalização atuou como referência organizadora de sua identidade, tendo um papel fundamental no enfrentamento das situações traumáticas. A presença de uma narrativa estruturada, reflexiva, focada no próprio protagonismo e rica em elementos motivacionais parece ser um indicador de que ele está conseguindo lidar com as experiências difíceis, construindo uma identidade organizada e um estado de bem-estar[5].


[1] Vieira, A. G., Dotta, L. T., Farias, C., & Henriques, M. R. (2014). The role of education in narrative identity construction of young people: focusing on young adoptees. Aletheia, 45, 9-23.

[2] Lopes, A., Hernández, F., Sancho, J.M., Rivas, J.I. (2013). Histórias de Vida em Educação: a Construção do Conhecimento a partir de Histórias de Vida. Barcelona: Universitat de Barcelona. Dipòsit Digital.

[3] Gonçalves, O. F., Henriques, M. R. e Cardoso, G. (2006). Sistema de avaliação da matriz narrativa: Coerência estrutural narrativa. Braga: Departamento de Psicologia da Universidade do Minho.

[4] Vieira, A. G. & Henriques, M. R. (2013). A construção narrativa da identidade em jovens adotados: o caso Beno. Análise Psicológica, 31 (2), 145-157.

[5] Adler, J. M., Lodi-Smith, J., Philippe, F. L., & Houle, I. (2016). The incremental validity of narrative identity in predicting well-being. Personality and Social Psychology Review, 20(2), 142-175.


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