Portal de Eventos da ULBRA., XXVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
COLEÇÕES ETNOGRÁFICAS: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO REPOSITÓRIO DA PESQUISA CONTOS DO VALE DO SINOS/RS
Natália Lauana Escobar da Rosa, Ana Luiza Carvalho da Rocha, Margarete Fagundes Nunes

Última alteração: 03-12-2021

Resumo


A prática de contar estórias/histórias perpassa as sociedades humanas desde os nossos ancestrais. Assim, como escutá-las, representá-las e repassá-las para as gerações futuras. No mundo moderno-contemporâneo, esta prática vem se complexificando e hoje, os procedimentos para se guardar, preservar e tornar acessíveis tais documentos modificou-se. Atualmente temos um vasto campo de estudos da área da comunicação e da informática para auxiliar museus, centros de documentação e de pesquisa, universidade a tornar público seus acervos nas redes digitais e eletrônicas.  A presente pesquisa visa contribuir com esse campo de investigação.

1 - O presente trabalho trata do processo de organização e catalogação dos metadados dos resultados das pesquisas desenvolvidos no âmbito do Projeto Contos do Vale do Sinos, atualmente sob a guarda do Laboratório de Linguagens e Tecnologia da Universidade Feevale. O trabalho centra-se na organização do acervo na modalidade de coleções etnográficas, a serem posteriormente, disponibilizadas na WEB, através da plataforma Tainacan, através do site Crônicas do Vale do Sinos (https://ceted.feevale.br/tainacan/), construído especificamente para esta finalidade. 2 - Contribuir e aprofundar o estudo da temática de memória ambiental e memória étnico-racial de fábricas e curtumes de Novo Hamburgo. 3 - Facilitar a acessibilidade dos usuários aos acervos de fotografias do repositório no Tainacan.

 

A pesquisa, que vem sendo realizada em parceria com o Banco de Imagens e Efeitos Visuais, do Laboratório de Antropologia Social, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS, se utiliza das técnicas e dos procedimentos de investigação da área da Antropologia Visual e da Imagem e dos estudos do Imaginário, aplicados ao estudo do patrimônio das e nas sociedades complexas, urbanas industriais.  Na base do sistema de organização de metadados para a Plataforma Tainacan, os documentos serão reunidos conforme uma lexicologia (thesaurus) criada especificamente por esta finalidade, segundo certas categorias, cada qual com seu conjunto de palavras-chaves respectivo. A plataforma Tainacan é uma solução tecnológica para a gestão e a publicação de acervos digitais na Internet, criada por pesquisadores da UnB, e de livre acesso, em parceria com os Institutos do Patrimônio Histórico Nacional/IPHAN e o Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM.

 

Trata-se de um banco de conhecimentos organizado sob o formato de coleções museais acessíveis ao público interessado nas histórias e nas memórias do mundo do trabalho no Vale do Sinos.  Como resultado se destaca as suas contribuições para o processo de preservação das memórias do trabalho e ambiental na região do Vale do Sinos.


Texto completo: Banner  |  Resumo