Portal de Eventos da ULBRA., XXVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
HISTÓRIAS EM EDUCAÇÃO: A ESCOLA COMO REFERÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE JOÃO PAULO
Aline Longhi Cirne da Silva, Andréia Calsavara, Lisiê Mallmann de Freitas, Luciana dos Santos Prestes, André Guirland Vieira

Última alteração: 22-11-2022

Resumo


A escola é importante na vida das pessoas na medida em que serve como uma referência na construção das identidades. As vinculações construídas com professores e colegas influenciam posicionamentos e escolhas de vida. Participou deste estudo 01 adulto maduro de 59 anos pertencente à comunidade escolar em um bairro socialmente vulnerável. A história de vida foi submetida a uma análise narrativa de estrutura, processo e conteúdo, baseada no Sistema da Matriz Narrativa, de Gonçalves, Henriques e colaboradores. A partir da análise, percebeu-se o impacto que a escola teve na construção de sua identidade narrativa, visto que o protagonista reconheceu o papel da escola como fundamental para a superação dos desafios vivenciados e para sua formação pessoal e profissional.

Texto completo: PDF  |  Pôster