Portal de Eventos da ULBRA., XXVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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O ENSINO DE LITERATURA ATRAVÉS DA PRÁTICA DE IMERSÃO E EMANCIPAÇÃO DIDÁTICA
Caroline Carvalho Hehn, Carolina da Silva Nunes, Davi Julian, Elisa Lançanova Corrêa, Nathalia Cataldo Alegre, Pollyanna Calheiros Freitas Guimarães

Última alteração: 08-12-2022

Resumo


O ensino de Literatura no ensino médio é um território vasto para inúmeras possibilidades de práticas pedagógicas. É de conhecimento comum a prática de leituras obrigatórias, com o intuito de preparar alunos para provas de seleção, como vestibulares e Enem. Muitos professores adotam, como parte de suas metodologias, as fichas de leituras e seminários, em que alunos apresentam e compartilham informações sobre a obra lida. No entanto, percebemos que, com o passar do tempo, a falta de interesse por literatura cresce e faz com que muitos professores e estudantes caiam no marasmo do cotidiano escolar. Desenvolver atividades lúdicas e inovadoras são recursos didáticos importantes no processo educacional e, cabe salientar que, durante seu desenvolvimento, é imperativo a participação e mediação do educador como um agente socializador, pois, ao fazer parte da atividade, o professor possibilita que todos se envolvam, proporcionando maior interação entre educador e educandos (Santos, 2002, p. 12). Diante de tal constatação e, com o apoio do colégio, desenvolvemos projetos literários que nos proporcionaram uma imersão no ensino de literatura. Durante a Mostra Literária, organizada no colégio, construímos uma sala temática, intitulada “O universo de Edgar Allan Poe”, onde o visitante é convidado a imergir em diversos cenários inspirados nos contos lidos em aula. Como parte da construção de tudo que fora produzido pela turma, ao final da exposição, produzimos um making-off registrando todo o processo de construção do trabalho até a apresentação final, com entrevistas especiais e relatos de visitantes. Ao concluirmos o trabalho, percebemos que o ensino de literatura suscita metodologias que transformem a teoria em prática; o passivo em ativo; o submisso em emancipado. A construção de um leitor se dá pela forma como a leitura é apresentada para cada indivíduo. Ler é um ato de liberdade.


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