Portal de Eventos da ULBRA., XXVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADO: A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Lucca Antunes, Clarissa de Assis Olgin

Última alteração: 08-11-2022

Resumo


O presente trabalho intenta vincular o ensino de Física, visto na etapa dos anos finais do Ensino Fundamental, com a Educação Financeira (EF), tendo ela como Tema Contemporâneo Transversal (TCT) e incorporando a Matemática de modo interdisciplinar. Dessa forma, buscando contextualizar os conteúdos de Física abordados no Ensino Fundamental, teve-se como objetivo a elaboração de uma sequência didática, que fosse capaz de introduzir conceitos da área e associá-los à EF. Para alcançar este objetivo, a metodologia qualitativa empregada contou com o uso do software Jclic, que dispõe de jogos pedagógicos, tais como jogo da memória, cruzadinha, relacionar colunas, entre outros. Paralelo a isso, uma busca por objetos de conhecimento próprios da Física que conversassem com o TCT colocou em evidência os conteúdos do 8º ano do Ensino Fundamental referentes a energia e fontes de energia. No confeccionar das atividades, entendeu-se como necessário encontrar um modelo de jogo que conseguisse demonstrar a transversalidade da EF junto aos temas selecionados, proporcionando ao aluno perceber sua conexão, e que permitisse o desenvolver de procedimentos matemáticos para a resolução das atividades. Em função disso, optou-se pelo jogo de completar o texto preenchendo lacunas. Os resultados parciais obtidos são uma amostragem da sequência didática, com três textos prontos e funcionais: o primeiro introduz o conceito de energia e suas classificações; o segundo aborda a energia mecânica e traz exemplos; o terceiro apresenta uma situação problema envolvendo energia mecânica e Educação Financeira. Por fim, entre as potencialidades da proposta, que além de mostrar os jogos como um elemento potencializador para aprendizagens envolvendo o tema EF, visando a contextualização do Ensino de Física no 8º ano, sua aplicação não está restrita as escolas que disponham de computadores para os alunos, visto que as atividades podem ser replicadas no papel.


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