Portal de Eventos da ULBRA., XXIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: IDENTIFICAÇÃO DE BIOMOLÉCULAS
Ana Paula Lara de Castro, Marusa Marusa Dreher, Letícia Azambuja Lopes

Última alteração: 21-10-2023

Resumo


Durante o período da pandemia de Covid-19, professores foram desafiados a pensar em propostas diferenciadas de ensino, com o uso de tecnologias digitais ou não. Após este período, uma das propostas a serem pensadas como alternativa para ensinar e aprender de forma mais efetiva, é a interdisciplinaridade aliada às metodologias ativas, que podem promover o pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas complexos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar experimentos por rotação em Laboratório de Ciências a fim de identificar sob o olhar das Ciências da Natureza e da Matemática, biomoléculas em alimentos do cotidiano e, se esta metodologia promovia o pensamento crítico, científico e a colaboração entre os estudantes. Quanto aos aspectos metodológicos a pesquisa é participante e foi utilizado um protocolo de avaliação das atividades como construto e análise dos resultados. Os participantes da pesquisa foram as professoras e 27 alunos do 9° Ano de uma Escola da Rede Pública Estadual de São Leopoldo, RS. Os resultados apontam que, os estudantes puderam identificar as biomoléculas presentes nos alimentos e construir tabelas e gráficos quantificando estes elementos. A forma como foram realizados os experimentos demonstrou a participação ativa, crítica e colaborativa na construção de hipóteses e na efetiva elaboração final do protocolo de avaliação, obtendo como conseqüência desta interdisciplinaridade um resultado positivo ao objetivo proposto. Portanto, pode-se concluir que, atividades como estas elaboradas neste trabalho promovem maior envolvimento dos estudantes, bem como aprimora o pensamento crítico e criativo.

Palavras-chave: Ensino de ciências; Interdisciplinaridade; Biomoléculas.


Texto completo: Resumo  |  Pôster