Portal de Eventos da ULBRA., XXIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INTEGRAÇÃO DO CHAT GPT COMO COORIENTADOR NA PRÁTICA DOCENTE: AMPLIANDO HORIZONTES
Fabiano Villan, Santos Renato

Última alteração: 22-10-2023

Resumo


INTEGRAÇÃO DO CHAT GPT COMO COORIENTADOR NA PRÁTICA DOCENTE: AMPLIANDO HORIZONTES

 

¹VILLAN, Fabiano

²SANTOS, Renato P.

A incorporação da Inteligência Artificial (IA) na prática educacional é uma necessidade emergente no cenário atual da educação. Promove inovações nas abordagens de ensino, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), assegurando a formação contínua do corpo docente. O objetivo primordial deste estudo é fortalecer a confiança dos professores na adoção de metodologias ativas, apoiadas pela ABP, durante a orientação de projetos de Iniciação Científica (IC) no Ensino Fundamental, com o auxílio da IA ChatGpt. A pesquisa visa avaliar o impacto da integração da teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) na aplicação da ABP em projetos de Iniciação Científica. Para atingir esse objetivo, o estudo utilizou uma abordagem qualitativa e exploratória, empregando a Metodologia de ABP. Observações, análises de documentos e questionários foram as principais técnicas de coleta de dados, seguindo uma análise qualitativa para identificar padrões e tendências. A metodologia proporcionou uma estrutura sólida para avaliar a eficácia da integração da IA na orientação de projetos de IC no Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa revelam uma notável diversidade de temas de pesquisa escolhidos pelos alunos, evidenciando uma ampla variedade de interesses e preocupações superados pela eficácia da IA na prática pedagógica. A investigação valida a hipótese de que a consciente adoção do ChatGPT como coorientador enriquece a experiência educacional, em consonância com a teoria da ZDP de Vygotsky, possibilitando a exploração de temas abrangentes e interdisciplinares. Além disso, o uso do ChatGPT como coorientador contribui para o aprimoramento da formação do professor, incentivando a reflexão sobre sua prática docente. A abordagem respaldada na ZDP inova a prática pedagógica e enfrenta os desafios contemporâneos, demonstrando que a intencional integração de tecnologias, como a IA, pode acelerar a evolução da educação, direcionando-a em direção a uma instrução personalizada, colaborativa e transformadora. A pesquisa reforça a importância de adotar metodologias ativas apoiadas pela ABP e pela Inteligência Artificial no processo de orientação de projetos de IC no Ensino Fundamental, beneficiando tanto alunos quanto professores.

Palavras Chaves: Inovação educacional; inteligência artificial na educação; prática pedagógica inovadora.

 

¹ Acadêmico do Curso de Licenciatura em Física. Bolsista PROIC/ULBRA, fabianovillan@rede.ulbra.br

² Orientador, Professor do PPGECIM/ULBRA, renato.PSantos@ulbra.edu.br

 


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