Portal de Eventos da ULBRA., XXIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Lucca Antunes, Clarissa de Assis Olgin

Última alteração: 28-10-2023

Resumo


Na tentativa de contextualizar o currículo dos anos Finais do Ensino Fundamental, revisando conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza e buscando aproximar-se de uma abordagem interdisciplinar, como orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sugere-se, por meio desta pesquisa, um caminho, para incorporar sentido aos componentes curriculares mencionados. A alternativa pensada para este fim se trata de uma sequência didática que se utiliza da Educação Financeira (EF) como Tema Contemporâneo Transversal (TCT). Norteado por esta demanda, estabeleceu-se por objetivo a elaboração de um material didático que pudesse apresentar possíveis conexões entre o Ensino de Matemática e o Ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental, revisando objetos de conhecimento e admitindo a Educação Financeira como fio condutor dessa proposta. Neste estudo, a opção metodológica adotada foi a abordagem qualitativa, visto que possibilita a análise da proposta pedagógica e sua adequação aos referenciais do pesquisador. Antes de começar a sequência didática, procedeu-se à análise de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) nas disciplinas de Ciências e Matemática, com o propósito de identificar conteúdos que poderiam ser associados à EF. Selecionado o objeto de conhecimento do 8º ano, fontes e tipos de energia, unido ao manuseio das operações matemáticas básicas, porcentagem e regra de três, prosseguiu-se para confecção de atividades que, por serem feitas no software de jogos pedagógicos Jclic, assumiam a ludicidade como estratégia para despertar o interesse dos alunos para o estudo do referido conteúdo. Por resultado parcial, tem-se uma primeira atividade de Caça-Palavras que explora princípios básicos sobre energia, seguida de uma atividade de Associação de Colunas que mostra aspectos financeiros das fontes de energia. Ainda, um terceiro e um quarto jogos de Preencher Lacunas trazem um aprofundamento gradual da interdisciplinaridade entre os temas dessa pesquisa. Essa proposta intenta potencializar o processo de ensino e aprendizagem por meio da contextualização curricular.


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