Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Avaliação da Atenção Permanente em Saúde pela utilização do instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool) com profissionais da saúde de um município do Vale do Taquari, RS
JÉSSICA MAZUTTI-PENSO, Claudete Rempel, Ioná Carreno, Mônica Maria Celestina de Oliveira, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Última alteração: 25-02-2014

Resumo


Os sistemas de saúde têm como compromisso primordial buscar a melhoria da prestação de serviços, tendo como meta subsidiar as necessidades da população atendida através de ações que desenvolvam uma visão holística e resolutiva dos profissionais de saúde. Diante disso, o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool – Primary Care Assessment Tool) foi criado com base no modelo de avaliação da qualidade de serviços de saúde. A aferição baseia-se na mensuração de aspectos de estrutura, processos e resultados dos serviços de saúde. Neste contexto, a Educação Permanente em Saúde (EPS) torna-se uma importante ferramenta, pois contribui com o desenvolvimento pessoal da equipe e das instituições de saúde, gerando o compartilhamento de saberes, além de encorajar o sentimento de motivação entre os profissionais, o que traz como consequência um embasamento importante para as práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças. O presente estudo faz parte do projeto de pesquisa intitulado:  “Educação Permanente em Saúde: concepções e práticas presentes no cotidiano de Unidades Básicas de Saúde”, desenvolvido no Centro Universitário UNIVATES. Objetiva-se identificar as concepções de Educação Permanente em Saúde presentes na prática das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município de Lajeado-RS, segundo as concepções de EPS nacionais, processo de trabalho em saúde, trabalho em equipe e integralidade. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, objetivo exploratório, que utiliza estudo de campo como procedimento técnico, utilizando como instrumento o questionário PCAtool. Os questionários já foram respondidos por médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas das UBS e ESF do município, sendo que os dados foram transferidos para o banco de dados e estão em fase de análise. Pretende-se com esta proposta estimular a reflexão crítica, reflexiva e transformadora dos profissionais buscando a Educação Permanente como um processo compartilhado coletivamente objetivando a prestação qualificada dos serviços de saúde.

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