Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL GENOTÓXICO DE Baccharis trimera PROVENIENTE DE REGIÃO IMPACTADA PELO EFEITO DA QUEIMA DO CARVÃO ATRAVÉS DO ENSAIO COMETA IN VITRO.
Crislaine Maria Carvalho da Cruz, Fernanda Rabaioli da Silva, Natalia Decker, Ana Paula Simões Menezes, Alexandre Ferraz, Juliana da Silva

Última alteração: 24-10-2013

Resumo


A mineração de carvão é uma atividade de grande importância para a economia do Brasil. Em Candiota, no estado do Rio Grande do Sul, localiza-se a maior reserva de carvão do país, sendo sua exploração realizada a céu aberto. O carvão é o combustível que mais polui, e a sua queima libera ao ambiente compostos orgânicos e inorgânicos que depositam-se nas superfícies vegetais e no solo alterando o ecossistema.  Nas regiões degradadas pela mineração, a espécie Baccharis trimera desenvolve-se amplamente e é muito utilizada na medicina popular. Além disso, espécies vegetais são rotas de entrada de metais e poluentes industriais. Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar a genotoxicidade de extratos aquosos de B. trimera (EA-Bt) proveniente de região impactada e não impactada pela queima do carvão através do Ensaio Cometa em cultura de células de mamíferos (linhagemV79). Assim partes aéreas de B. trimera foram coletadas no verão em Candiota - nas proximidades da Usina Termoelétrica Presidente Médice – e; no município vizinho de Bagé, região correspondente a um ponto sem exposição ao carvão. O material coletado foi selecionado, seco em ambiente arejado ao abrigo da luz direta, triturado em moinho de facas e moído (cerca de 250g). Extratos aquosos foram obtidos e liofilizados.  Para detectar as concentrações de extrato de B. trimera, foi feito teste de viabilidade celular com azul de tripan. Cinco concentrações foram determinadas: (D1) 0,1 mg/mL; (D2) 0,2 mg/mL; (D3) 0,4 mg/mL; (D4) 0, 8 mg/mL; e (D5) 1,6 mg/mL. Células de pulmão de hamster chinês (V79) foram expostas durante 3 horas as diferentes concentrações dos extratos e o potencial genotóxico foi avaliado através do Ensaio cometa. A classificação celular (100 células/tratamento) ocorreu a partir da medição de tail DNA % (intensidade da fluorescência do DNA refletida na cauda); tail lenght (distância do meio do núcleo até o final da cauda em µm) e tail moment (tail length x intensidade da fluorescência da cauda) utilizando o programa Comet Assay IV. Procedeu-se a estatística através da análise de variância (ANOVA) com o auxílio do programa GraphPad Prism 5.0. As concentrações de EA-Bt sem exposição ao carvão não demonstraram capacidade de induzir aumentos de danos ao DNA de forma significativa em relação ao controle. Entretanto células expostas ao EA-Bt oriundo de Candiota levaram a danos nas maiores doses (D4 e D5 - P<0,01) em relação ao controle e em comparação as menores doses (D1 – P<0,05 e D2 - P<0,01). De acordo com os resultados podemos observar que a espécie de B. trimera é sensível ao impacto causado pela queima do carvão na região de estudo. Cabe salientar que o consumo dessa planta, através da medicina popular, deve ser utilizado com cuidado.


Texto completo: Pôster