Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Coordenação Pedagógica dos Polos EAD da ULBRA
Lisandra Sandri Rhoden, Gisele Massola, Kauana Rodrigues Amaral

Última alteração: 25-10-2013

Resumo


Na atualidade, presencia-se cada vez mais os usos das tecnologias digitais e suas ferramentas nos processos educativos, tanto como apoio ao ensino presencial, quanto como meio para promoção de cursos à distância. Destaca-se ainda, que o uso dessas tecnologias é variado, amplo e estão em permanente reconfiguração. Nesse sentido, a Educação à Distância (EAD) compreende uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Focalizando mais especificamente a EAD, no Brasil, observa-se uma história curta sob o ponto de vista de sua participação na oferta de cursos regulares. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 desencadeou o processo, mas sofreu estruturações efetivamente a partir do ano de 2000. Em 2003, a ULBRA uma das universidades pioneiras na oferta de ensino na modalidade EAD, deu início as suas atividades, especificamente em EAD, com a oferta de dez cursos de graduação, sendo que atualmente, compõe um leque de dezoito cursos tanto de bacharelado quanto de licenciatura. O objetivo deste pôster é apresentar e divulgar as principais atividades desenvolvidas pelo setor de Coordenação Pedagógica dos Polos EAD ULBRA bem como identificar a localização espacial (geográfica) dos atuais oitenta e um Polos, que representam as atividades de EAD, indicando sua presença e áreas de atuação em todo o território nacional representadas nas cinco grandes regiões brasileiras. Os Polos EAD ULBRA representam uma forma de extensão da Universidade em diversos Estados do país, seguindo os padrões e orientações desta instituição, assegurando qualidade no ensino que é oferecido. Por isso, o Polo deve garantir a unidade das informações emanadas da sede que são disponibilizadas aos Coordenadores de Polo, Orientadores e Alunos, bem como manter organizada a parte documental dos setores que permeiam a estrutura pedagógica do Polo como prover o encaminhamento da documentação para o setor administrativo da ULBRA. A Coordenação Pedagógica dos Polos está vinculada à Coordenação de Ensino e desenvolve trabalhos em parceria com a Coordenação Administrativa e os demais Setores de apoio da Universidade. Registra-se que todos os atores envolvidos no processo EAD da ULBRA, ou seja, professores, tutores, coordenadores de Polos, orientadores, bibliotecários e alunos precisam estar alinhados com o processo acadêmico e sentirem-se pertencentes a toda a estrutura do Ensino à Distância da ULBRA, sendo assim, visando uma unidade no ensino e ainda, buscando conquistar a excelência acadêmica nas diferentes regiões do Brasil que a ULBRA está atuando.

 


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