Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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PERFIL EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES DA UBRA CANOAS
Leonardo Tuon Albino, Sabrina Schmidt, Felipe Facchin Tronca, Carlos Emanuel de Matos Chaves Lima, Fabiano de Castro Justo, Vania Regina Camargo Fontanella

Última alteração: 29-10-2013

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo avaliar o perfil educacional dos estudantes da ULBRA Canoas e verificar se existem diferenças entre cursos em função do conceito obtido no ENADE. Foram utilizados dados secundários disponibilizados pelo INEP. Inicialmente foram acessados os relatórios da IES e identificados os cursos examinados no ciclo ENADE 2009-2011. A seguir os dados relativos às respostas ao questionário do estudante foram compilados em planilha Excel e analisados por meio de estatísticas descritivas. A amostra de concluintes (10.287) representa 61,9% do total de estudantes que haviam cursado pelo menos 80% dos créditos à época da inscrição para o exame. O nível de escolaridade dos pais dos estudantes concentra-se no ensino fundamental incompleto (pai: 31,7%) e médio (mãe: 32,1%). A maioria dos estudantes cursou ensino médio no estado e não mudaram de cidade (76,3%). Todo o ensino médio foi cursado em escola pública (53,1%%) ou privada (28,1%). Ter cursado segundo grau em curso tradicional (não profissionalizante) foi a resposta de 64,9% dos estudantes. O percentual que assinalou ensino supletivo ou similar foi de 7,2%. A leitura não obrigatória não ocorre para 12,4% dos estudantes, sendo mais frequente de 1 ou 2 livros por ano (32,2%). Os alunos estudam fora do período de aulas 1 a 3 (45,1%) ou 4 a 7 (25,2%) horas semanais. O turno noturno é predominante (70,6%). A maioria dos estudantes considera que o curso contribui amplamente para sua cultura geral (59,6%), teórica (60,3%) e o prepara amplamente para o exercício profissional (60,3%). Na sequência os dados serão analisados em função do conceito obtido pelos cursos. Em conclusão, o perfil educacional do aluno da ULBRA Canoas é de um indivíduo cujos pais possuem ensino fundamental incompleto ou médio, proveniente de ensino médio tradicional em escola privada no próprio estado, lê 1 ou 2 livros não obrigatórios ao ano, estuda entre 1 e 3 horas semanais além do horário de aulas e cursa disciplinas no período noturno.


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