Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Educar pela Pesquisa na Escola: produção, assessoramento e análise de práticas educativas (sequências didáticas) sustentáveis.
Kelly Petroni Ewald, Rafael Da Silva Cezar, Thales Castilhos Freitas, Maria Eloisa Farias, Tania Renata Prochnow

Última alteração: 29-10-2013

Resumo


O projeto tem como objetivo investir na proposta de Educar pela Pesquisa na Escola como embasamento teórico, buscando o desenvolvimento de práticas educativas (sequenciais didáticas), produção de material didático-pedagógico, assessoramento e análise de estudos envolvendo a aprendizagem na área de Educação em Ciências.  O trabalho encontra-se ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa (Demo, 2000), deseja fazer jus à complexidade da realidade. A pesquisa envolve professores públicos municipais, alunos estagiários de Biologia/Ciências e Comunidade. Assim, os professores que atuam em Escolas de Educação Básica são os mediadores na construção e desenvolvimento do conhecimento dos alunos. Percebendo que o conhecimento não é um processo estagnado, a Formação Continuada, nesta etapa da pesquisa, buscou auxiliar os docentes a entender os desafios do cotidiano escolar e da prática docente. O Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) ofereceu cursos na plataforma Moodle para Professores da rede municipal pública da área da grande Porto Alegre e graduandos de Licenciatura, buscando desta forma qualificar o ensino, metodologias alternativas para trabalhar temas relacionados aos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio dentro das Ciências Naturais e Matemática, de forma transversal. Neste recorte apresenta-se um curso com 30h/a sobre a utilização de imagens na análise de impactos ambientais como estratégia no ensino, cujo objetivo foi integrar as diferentes áreas dos saberes que envolvem o ambiente. Para propiciar a reflexão propusemos que cada participante disponibilizasse 05 fotografias com motivos que representassem o meio ambiente. A observação e a análise das fotografias ao longo dos 04 encontros, a discussão atenta sobre a sua representação como material didático a ser explorado e principalmente, a interação entre os participantes criaram oportunidades de tomada de consciência promovendo um salto de qualidade nas atividades envolvendo a Educação Ambiental. O curso proporcionou através do conhecimento conceitual sobre a temática, o refinamento do olhar crítico do participante pelas imagens de impactos antrópicos causados ao meio ambiente, pertencentes ao cotidiano. A sequência das participações indica a tomada de consciência quando o participante vence os seus próprios preconceitos e propõe atividades bem planejadas criando condições de aprendizagem. Os 12 educadores através dos fóruns de discussão, manifestaram uma prática mais reflexiva, que resultou na produção individual de estratégias didáticas diferenciadas embasadas na construção de valores, conhecimentos e atitudes sustentáveis buscando na sua prática docente a formação de alunos cidadãos, éticos, críticos e conscientes de sua responsabilidade ambiental e social.


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