Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PROJETO E ANÁLISE AERODINÂMICA DE UM VEÍCULO DE COMPETIÇÃO ESPORTE PROTÓTIPO
Lucas Figueiró Berto, Antonio Flavio Aires Rodrigues, Luiz Carlos Gertz, André Cervieri, Marilia Amaral da Silveira, Basílio Hanryluk de Oliveira, André Luis Rosa Poncio

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


A finalidade deste trabalho é desenvolver a carroceria de um veículo de competição, da categoria "esporte protótipos". Essa categoria de automóvel possui chassi tubular, carenagem em fibra, divididas em vários elementos. A aerodinâmica é um fator importante, tendo como objetivos diminuir a resistência ao deslocamento e aumentar a sustentação negativa. O desempenho aerodinâmico é significativamente depende da carroceria do veículo. O veículo a ser desenvolvido nesse projeto deve ter centro de gravidade próximo ao solo, área frontal reduzida e coeficiente de arrasto aerodinâmico diminuído. Porém, a sustentação negativa  deverá ser elevada. Assim, deve-se encontrar um uma relação apropriada entre estes fatores. Este trabalho tem como objetivo projetar uma carroceria de um veículo de competição estilo esporte protótipo, fazendo uso de ferramentas computacionais de CAD para desenho e de dinâmica dos fluidos para análise aerodinâmica. A proposta do projeto, que está em andamento, é gerar em CAD 3D uma geometria inicial da carroceria proposta, com base nos estudos realizados e nos veículos existentes. Após a análise preliminar do modelo, são realizadas modificações, na carenagem escolhida como definitiva, com o objetivo de alcançar melhores resultados para um veículo de competição, chegando a uma análise em que os resultados fiquem mais próximos das condições reais. A simulação do escoamento de ar sobre o modelo 3D da carroceria é realizada em três etapas: geração de geometria em programa de CAD SolidWorks, discretização do modelo e do domínio limitado em torno dele utilizando o programa de geração de malha ICEM, e após, resolução do escoamento no programa de Dinâmica dos Fluidos Computacional FLUENT. Os resultados das simulações são apresentados em mapas de cores representado o escoamento e a velocidade do ar através da carroceria. As simulações também permitem o cálculo do coeficiente de arrasto da carroceria em estudo. Através do valor do coeficiente de arrasto, é possível estimar o desempenho aerodinâmico da carroceria.