Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLUGIN PARA O MOODLE QUE PROVÊ O DIAGNÓSTICO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM PREDOMINANTES NAS TURMAS
Guilherme Fernando Mar, Rodrigo Fernandes Gonzales, Vanessa Lindemann

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Cada aluno aplica a sua faculdade de aprender de maneira pessoal, orientado pelo seu estilo de aprendizagem. O estilo de aprendizagem indica as preferências do sujeito em relação às estratégias de aprendizagem que podem ser empregadas pelo professor na construção do conhecimento. Do mesmo modo, existe um sistema de orientação do ensino que corresponde ao estilo do professor em relação à sua prática pedagógica. A partir da sintonia dos estilos de professores e alunos, a aprendizagem será construída em condições mais ou menos favoráveis. A tese de doutorado da professora Vanessa Lindemann, intitulado “Estilos de Aprendizagem: Buscando a Sinergia”, trata exatamente sobre investigar se o prévio conhecimento dos estilos de aprendizagem pelos alunos e pelo professor contribui para o alinhamento de esforços aplicados no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, para a melhoria do resultado alcançado. Para prover a aplicabilidade desses conhecimentos ela desenvolveu um sistema computacional apropriado para situações educacionais que, além de facilitar a aplicação de um instrumento de mensuração de estilos de aprendizagem, gera o diagnóstico dos estilos predominantes na turma, dispõe de espaços que permitam a troca de experiências entre os agentes envolvidos no processo de ensino e, por fim, mantém as informações derivadas desses processos em uma base de dados. Constatou-se, entretanto, a necessidade de integrar este sistema a um ambiente virtual de aprendizagem - objetivo geral do presente projeto de pesquisa. Optou-se por integrar o sistema ao Moodle por este ser utilizado pela instituição onde esta solução foi implementada, além de ser um dos softwares livres mais populares destinados à educação no mundo, reconhecido em vários países e com uma comunidade que integra professores, alunos e profissionais de tecnologia da informação, com capacidade de incrementar sua gama de recursos utilizando-se de plugins, criados voluntariamente pela sua comunidade de usuários. Com a conclusão do desenvolvimento do plugin proposto no presente projeto de pesquisa em um ambiente de trabalho, este foi migrado para um protótipo onde desenvolvedores, usuários e especialistas, iniciaram a fase de testes - este protótipo é uma cópia idêntica do ambiente de produção, feito para simular uma situação real de utilização. Após esta fase o plugin Sinergia, como fora denominado neste projeto, será liberado para instalação em sistemas em produção e poderá ser utilizado por outras instituições de ensino que tenham interesse em diagnosticar os estilos de aprendizagem predominantes nas suas turmas de alunos.