Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Aprendendo ciência no Discovery channel
Lais Possamai Possamai, Maria Lucia Castagna Wortmann

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Este estudo se vincula ao projeto intitulado Pedagogia e Produções da cultura: as programações infantis da Discovery Kids, no qual é discutida a dimensão pedagógica de produções culturais, tais como os programas infantis veiculados pelo canal de TV Discovery Kids. Nele  focalizamos dois programas: a animação “Sid, o cientista” e o interprograma “O esconderijo secreto” para discutir representações de ciência e seus cruzamentos com a tecnologia e a preservação ambiental. O estudo inspira-se nos Estudos Culturais, nos Estudos Culturais da Ciência e nos Estudos de Mídia e o procedimento analítico utilizado são as análises culturais discursivas e imagéticas. Examinamos 25 episódios da animação Sid o cientista, transcritos para DVD, e 14 episódios de O esconderijo secreto, disponibilizados no site do Discovery Channel. O foco central da animação, protagonizada por fantoches com aspecto humanóide (2 meninos e duas meninas), é a ciência, abordada a partir de temas como  Saúde, sentidos, movimento das coisas, mudanças processadas nos objetos e seres e ferramentas científicas (lupa,  unidades de medida e estatística). Já o Esconderijo Secreto é protagonizado por crianças reais (dois meninos e uma menina), que, em muitas situações valem-se, em suas brincadeiras, de conceitos e temáticas científicas. Em Sid, a ciência é associada à observação, à experimentação e ao questionamento e a atributos tais como a curiosidade, além de à brincadeira e à música. O personagem principal, tal como os demais, realiza suas “investigações” cantando e dançando, mesmo na escola, local onde ele sistematicamente vai para resolver dúvidas acerca do funcionamento tanto do seu corpo quanto das “coisas” que integram o seu cotidiano – o cheiro do cocô, o apodrecimento de alimentos, a movimentação de objetos pesado, a impossibilidade de comer-se apenas bolos e a necessidade de escovação dos dentes, entre outros, É interessante indicar que o chamado de “super laboratório” é constituído por poucos objetos - bancada, computador, telescópio, quatro microscópios, quadro branco, pia e livros - , sendo lá que a professora realiza experimentos replicados, em seguida, em uma sala de aula real, após o chamamento – você também pode ser um cientista! Salientamos que nos episódios examinados não foram focalizadas temáticas ambientais. Já no interprograma, que também inclui sistematicamente a discussão de temas científicos a partir de problemas do cotidiano, foram focalizadas, no episódio denominado Unidos pelo bem, práticas ambientalistas. Nos demais tratou-se, por exemplo, da alimentação saudável, da importância da prática de exercícios físicos, focalizadas a partir de questionamentos e curiosidades trazidas pelas crianças. Mas, nos dois programas a atividade científica ganha uma dimensão bastante lúdica e dinâmica, mobilizada pela curiosidade e o interesse dos personagens sejam estes crianças reais ou fantoches humanóides.