Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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A recepção da ficção interativa em sala de aula: leitura e interpretação de textos literários no computador
Geison Anghinoni Barbosa, Edgar Roberto Kirchof

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Esta pesquisa está inserida no escopo mais amplo da pesquisa intitulada “A recepção da literatura digital: leitura e interpretação de textos literários no computador”, que propõe investigar os processos de negociação de sentidos estabelecidos na recepção da literatura digital por parte de alunos do ensino fundamental e médio. A pesquisa está prevista para ser realizada durante três anos e se configura a partir de três etapas: 1) Construção de um site de literatura eletrônica e material didático para o trabalho com a leitura de textos literários digitais em sala de aula. 2) Um trabalho a ser realizado em escola, com alunos de ensino fundamental e ensino médio, de leitura das obras digitais produzidas no site bem como da produção de algumas obras por parte dos próprios alunos, que serão disponibilizadas no site. 3) Análise e reflexão sobre as especificidades da prática de leitura e interpretação das obras digitais, conforme realizada na segunda etapa, enfatizando processos de negociação de sentidos por parte do leitor. No momento, a pesquisa se encontra em sua primeira fase: construção de um site e elaboração de material didático a ser disponibilizado. Meu objetivo específico nesta etapa é analisar bibliografia recente sobre Ficção interativa e elaborar uma atividade didática com base em uma narrativa interativa, a ser utilizada na segunda fase da pesquisa geral. A metodologia empregada, nesta fase, é pesquisa bibliográfica sobre Ficção interativa e elaboração de material didático a ser disponibilizado no site. Até o momento, os resultados parciais permitem concluir que a ficção interativa difere em relação à ficção em suporte impresso porque possui uma estrutura semelhante à estrutura dos jogos eletrônicos. O material didático, por sua vez, está sendo elaborado a partir de três fases a serem respeitadas durante as aulas de leitura: 1) Interação das crianças com as obras disponíveis no site; 2) Discussão com os alunos sobre interpretações possíveis das obras; 3) Realização de atividades de escrita por parte dos alunos, realizadas com suporte digital. A principal conclusão parcial, até o momento, é que a ficção interativa possui peculiaridades em relação a narrativas em suporte impresso, quais sejam, a presença de desafios a serem superados, ausência de bidimensionalidade e uso intenso de recursos hipermidiáticos.