Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
Estratégias de enfrentamento de estressores vitais e satisfação com a vida entre adolescentes escolares do sul do Brasil.
Mara Cristiane Von Mühlen, Deise Frantz, Itala Chinazzo, Sheila Gonçalves Câmara, Denise Ganzo Aerts, Gehysa Guimarães Alves, Lilian Palazzo

Última alteração: 24-10-2012

Resumo


 

A satisfação com a vida é intimamente ligada à forma como o indivíduo é capaz de lidar e absorver a ocorrência de episódios de sua vida. Uma ruptura na sensação de sentir-se psicologicamente bem pode estar associada a um mau manejo de eventos estressantes nas esferas pessoal, social ou cultural, o que afeta comportamentos e influencia na percepção de saúde do sujeito, trazendo sofrimento pessoal. Na medida em que o indivíduo cresce e vai experimentando outras contingências da vida vai aprendendo e testando novas maneiras de lidar com os problemas, uma vez que a etapa da adolescência é um momento de desenvolvimento da identidade, portanto, de um amadurecimento para afrontar as dificuldades. Nesse sentido, este estudo, de base escolar, visou avaliar a relação entre estratégias de enfrentamento de estressores vitais e a satisfação com a vida entre adolescentes escolares. Participaram do estudo 1324 adolescentes escolares da cidade de Porto Alegre, RS, dentre os quais 53,1% eram do sexo feminino. As idades variaram de 12 a 19 anos (m=14,2; DP=1,02). A coleta de dados foi realizada por bolsistas de iniciação científica, no contexto escolar, após aprovação das escolas e consentimento expresso dos pais dos alunos. Como instrumentos foram utilizados: inquérito sociodemográfico; Escala Multidimensional Breve de Satisfação com a Vida entre Estudantes (BMSLSS), e Escala de estratégias de coping para adolescentes. As análises estatísticas utilizadas foram: análise univariada para descrição da amostra e análise inferencial (correlação de Pearson). Os resultados demonstraram forte relação entre estratégias de coping e satisfação com a vida, tanto em âmbitos específicos quanto de forma geral. Nesse sentido, as estratégias focalizadas no problema (orientadas ao problema: apoio social, apoio profissional e coping ativo) apresentaram associação positiva significativa com a satisfação com a vida em todos os âmbitos avaliados. As estratégias focadas na emoção avaliadas pelo instrumento do estudo são: evitação e religiosidade. A estratégia de evitação dos problemas relaciona-se negativamente com todos os âmbitos avaliados de satisfação com a vida e é inversamente significativa com a satisfação com os amigos e como estudantes. Já a estratégia de religiosidade, apesar de sua relação estatisticamente significativa com os âmbitos avaliados, apresenta relação inversamente proporcional com a satisfação com amigos, embora esta não seja estatisticamente significativa a um p≤ 0,05. Os resultados evidenciam a importância das estratégias de coping, ou seja, a forma como os adolescentes lidam com os estressores vitais, para o sentimento de satisfação com a vida, o qual representa um importante indicador de bem-estar subjetivo e qualidade de vida.