Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO COM O TEMA NÚMEROS DECIMAIS
Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Tania Elisa Seibert, Karina Sales Nunes, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Última alteração: 25-10-2012

Resumo


Este projeto de pesquisa está associado ao convênio firmado entre a Universidade de La Laguna, em Tenerife, Espanha, com o grupo de Tecnologias Educacionais e a Universidade Luterana do Brasil, com o Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, desde 2005. O trabalho está dividido em duas ações de pesquisa: 1. Inclusão cognitiva em Matemática - desenvolvimento das habilidades sociais, valores e autonomia de pessoas com necessidades educativas especiais, utilizando tecnologias e a resolução de problemas; 2. SIENA - sistema integrado de ensino e aprendizagem, utilizando mapas conceituais e testes adaptativos, gerando o mapa individualizado das dificuldades dos alunos, esse processo está ligado a um hipertexto, que servirá para recuperar os conteúdos em que cada aluno apresenta dificuldades. A pesquisa desenvolvida está fundamentada no método qualitativo. Apresenta-se o trabalho desenvolvido com a Iniciação Científica, com a ação de pesquisa 2. Foi desenvolvido um trabalho com a plataforma SIENA, com as seguintes ações: estudo da plataforma SIENA; tradução do manual do SIENA do espanhol para o português; desenvolvimento do ambiente de investigação, no SIENA, com o tema Números Decimais. O ambiente de investigação foi composto pelo mapa conceitual dos Números Decimais para o 6º ano do Ensino Fundamental, pelo desenvolvimento do grafo, no programa Compendiun, com os conceitos a serem estudados, desenvolvimento das questões para os testes adaptativos e sequência didática para cada nó do grafo. O grafo foi desenvolvido com os seguintes conceitos: conceito de Números Decimais, exemplos do dia a dia, comparação, decomposição, operações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potência e raiz), expressões e problemas. Foram desenvolvidas 45 questões para cada conceito, classificadas em 15 questões fáceis, 15 de dificuldade média e 15 consideradas difíceis. Foram consideradas fáceis as questões de aplicação direta de um conceito, uma propriedade ou um algoritmo. As questões de dificuldade média exigem leitura mais detalhada, interpretação e análise de dados, aplicando, na sua resolução, um ou mais conceitos. As questões difíceis necessitam de leitura, interpretação e análises mais detalhadas e elaboradas, exigindo elaboração de hipóteses, plano de ação e execução desse plano, onde o estudante não conhece de imediato a resposta, necessita organizar o conhecimento já adquirido e adequá-lo na resolução da atividade. Nesse momento, a pesquisa encontra-se na fase de registro, na plataforma SIENA, das questões elaboradas e do início da sequência didática para cada conceito. As atividades já desenvolvidas estão no servidor da Matemática, na ULBRA, no endereço: http://siena.ulbra.br, no projeto Números Decimais.