Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
Análise investigativa do uso de intervenção medicamentosa em uma amostra de pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco no Hospital Bruno Born de Lajeado.
Liane Maria Reitel, Fernanda Diefenthaler, Camile Wunsch, Pricila Girardi, Georgia Dexheimer, Kátia Gerhardt, Andressa Souza, Luciana Weidlich, Marcelo Arndt, Verônica Contini

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


As doenças cardiovasculares representam um importante problema de saúde pública em todo o mundo, sendo a principal causa de mortalidade, uma das mais importantes causas de morbidade e demandam altos custos em assistência médica. A doença arterial coronariana (DAC) é uma doença inflamatória crônica multifatorial e que apresenta múltiplos estágios de desenvolvimento, influenciados por fatores ambientais e genéticos. Nesse contexto, diversos estudos têm demonstrado correlações entre polimorfismos genéticos e características clínicas, progressão das doenças e resposta ao tratamento em pacientes com DAC. O objetivo deste estudo é investigar o uso de medicações em uma amostra de pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco para avaliação da presença ou ausência de DAC. Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa maior, ainda em andamento, cujo objetivo é verificar se existe associação entre polimorfismos genéticos e o desenvolvimento de DAC em uma população do estado do Rio Grande do Sul. A amostra é composta por pacientes maiores de 18 anos atendidos no Hospital Bruno Born de Lajeado, RS. Todos os indivíduos incluídos no estudo assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Até o momento, foram incluídos 142 pacientes, dos quais 79 são do sexo masculino e 63 do sexo feminino. A idade média dos pacientes é de 54 anos. Nossos resultados parciais demonstraram que 28,9% dos pacientes possuem prescrição de medicamentos para diabetes, cuja finalidade é estimular o pâncreas a secretar insulina, aumentar a sensibilidade do organismo à insulina e/ou diminuir a produção de glicose no fígado. Ainda nesse sentido, 33,8% dos pacientes possuem prescrição de medicamentos para dislipidemias, os quais atuam reduzindo o colesterol e/ou diminuindo os triglicerídeos, e 20,4% faz uso de medicamentos para o coração, entre os quais, diuréticos, inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) e betabloqueadores. Nos casos de pressão arterial alterada, o que corresponde a 54,9% dos pacientes, os medicamentos prescritos foram diuréticos, inibidores adrenérgicos, vasodilatadores diretos, inibidores da ECA, bloqueadores dos canais de cálcio e antagonistas do receptor da angiotensina II. A perspectiva deste estudo é aumentar o tamanho amostral, determinar quais pacientes apresentam DAC e realizar análises estatísticas para avaliar a influencia e/ou correlação do uso destas medicações no desfecho de interesse (DAC).