Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
Estudo da frequência do polimorfismo rs12979860, localizado próximo ao gene IL28B, em indivíduos com Hepatite C genótipo 1 sob tratamento.
heveline Roesch, Tarciana Grandi, Maria Laura Halon, Rafael Reis, Camila Portugal, Cintia Costi, Claudia Dornelles Silva

Última alteração: 24-10-2012

Resumo


A hepatite C é uma doença infecciosa que se tornou um dos maiores problemas de saúde pública por apresentar alta morbidade e mortalidade, infectando cerca de 170 milhões de pessoas no mundo. A doença, causada pelo vírus da hepatite C (HCV), é comumente assintomática e apresenta uma elevada taxa de cronicidade (80-90%), podendo evoluir para cirrose e carcinoma hepatocelular. O tratamento padrão baseia-se na utilização de Interferon-peguilado associado a Ribavirina. Observa-se, entretanto, que as taxas de respostas virológicas sustentadas alcançadas (RNA do HCV indetectado), após seis meses do término do tratamento, são inferiores a 50%, especialmente em pacientes com HCV genótipo 1, o mais comum em muitos países, incluindo o Brasil. As diferenças nas respostas ao tratamento estão ligadas, entre outros fatores, as características genéticas do paciente e do vírus. Recentemente, estudos com o polimorfismo rs12979860, localizado próximo ao gene IL28B, tem demonstrado ser esse um forte preditor de resposta ao tratamento com interferon em pacientes com HCV. Tendo em vista esses achados e que a resposta sustentada ao tratamento é considerada insatisfatória, o presente estudo tem como um dos objetivos, analisar a frequência do rs12979860 em uma população de 139 indivíduos infectados com HCV genótipo 1 (86 homens e 53 mulheres, com idade média de 47 anos), tratados no Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (CAMMI), localizado em Porto Alegre/RS. Cerca de 5 ml de sangue total foram colhidos de cada indivíduo para as extrações de DNA realizadas com kit comercial. A região contendo o polimorfismo foi amplificada através da técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), resultando em um fragmento de 366 pb. Até o momento, 14 amostras foram genotipadas utilizando a enzima de restrição  BstUI, resultando em 8 indivíduos heterozigotos CT e 6 homozigotos TT. Essas análises preliminares seráo concluídas e comparadas com resposta ao tratamento e outras variáveis clínicas, bioquímicas e virológicas dos pacientes.