Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Análise de ambientes virtuais acessíveis: Da exclusão ao Reconhecimento Político das Diferenças
Carla Simone Correa Freitas, Ottmar Teske

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Análise  de ambientes virtuais acessíveis: Da exclusão ao Reconhecimento Político das Diferenças, a partir da Educação e Ciências Sociais objetiva avaliar os princípios da Política Pública atual proposta pelo Governo do Brasil para as instituições públicas e privadas do país. O cenário dessa pesquisa também envolve a Universidade e seus ambientes virtuais de ensino para estudantes com deficiência.  Portanto essa pesquisa visa avaliar os ambientes virtuais de ensino acessíveis e os discursos dos envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem sobre o conceito de diferença, igualdade, normalidade, inclusão e reconhecimento político. A perspectiva metodológica é participante, participativa e de pesquisa-ação. Serão realizadas entrevistas fechadas com questões abertas, acompanhadas com análise de discursos baseados na vivência cotidiana com acadêmicos com deficiência. A base dessa análise será elaborada a partir das respostas enviadas por meio das redes sociais e também questionários aplicados presencialmente. Os resultados serão sistematizados, descritos e estudados a partir da organização realizada no programa Excel. O resultado deverá ser o desenvolvimento de um produto piloto denominado site educacional acessível. A idéia é disponibilizar gratuitamente um módulo do curso de Língua Brasileira de Sinais para o iPhone e um protótipo totalmente acessível para o Exame Nacional do Ensino Médio para o iPAD, totalmente adequado aos estudantes com ou sem deficiência. A base será em Língua Brasileira de Sinais e sistema W3 para os cegos. Concluiu-se qualitativamente que as Universidades Públicas e Privadas ainda não possuem Sites e sistemas Acessíveis para estudantes Cegos e Surdos, e será avaliado essa prioridade para os gestores da Educação Brasileira.