Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ENSINANDO CONCEITOS SOBRE RESIDUOS SÓLIDOS EM VISITAS ORIENTADAS AO ATERRO SANITÁRIO DE IGREJINHA-RS
Natalia A. Soares, Maria E. Farias

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


O Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (CEAAK) localizado em Igrejinha-RS, desenvolveu no ano de 2012 visitas orientadas ao Aterro sanitário Municipal envolvendo 170 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e 10 professores. O município dispõe de coleta seletiva desde 1996, época em que foi instalado o Aterro sanitário municipal e a central de triagem de resíduos, substituindo o antigo lixão que existia na época. Embora o município disponha de um sistema de coleta seletiva, observa-se que uma pequena parcela deste resíduo (6% por mês) chega devidamente separada a Central de triagem da cidade. Este fato dificulta o trabalho das pessoas que atuam na triagem dos resíduos, já que grande parte deste material ainda chega à Central todo misturado e que dificulta a sua comercialização para reciclagem. Foi pensando nestes dados que o CEAAK propôs as visitas orientadas ao aterro sanitário para mostrar aos alunos o local onde são encaminhados os resíduos produzidos na cidade, explicando o funcionamento do local e destacando o quanto é importante a participação de cada cidadão na coleta seletiva, contribuindo com a redução do impacto sobre os recursos naturais, bem como, otimizando o trabalho de pessoas que atuam na triagem deste resíduo. Justifica-se este estudo pela necessidade de avaliar a aprendizagem de conceitos sobre resíduos sólidos nas visitas orientadas a central de triagem de resíduos e ao aterro sanitário municipal. A pesquisa teve como objetivos: avaliar o conhecimento dos alunos com relação aos conceitos reciclagem, aterro sanitário e lixão, com ênfase à coleta seletiva, numa aula em ambiente natural; permitir aos alunos conhecerem os diferentes destinos do lixo (aterro sanitário, incineração e lixão); proporcionar aos estudantes a compreensão de que os resíduos devem estar dispostos em locais que contenham medidas de controle da poluição, minimizando os riscos com impactos ambientais no ar, na água e no solo. Como estudo de caso, a coleta de dados ocorreu em dois momentos, denominados pré e pós-teste, composto por questionário com 03 perguntas abertas. A análise dos questionários dos estudantes foi realizada a partir da categorização das respostas classificadas como “Conceitos de senso comum” e “Conceitos de caráter científico”. A partir da análise de conteúdo dos ICD aplicados foi possível verificar que houve uma mudança nos conceitos apresentados pelos estudantes, revelando a eficácia de aulas em ambiente natural, para qualificar o processo de ensino e aprendizagem de conceitos sobre reciclagem, coleta seletiva, aterro sanitário e lixão. Observou-se que os estudantes vêm para escola dotados de muitos conhecimentos de senso comum, havendo a necessidade dos professores identificarem estas concepções e buscar estratégias de ensino que proporcionem a apropriação de conceitos científicos, sendo a visita orientada ao aterro sanitário, uma estratégia capaz de promover esta mudança de conceitos.


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