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OS DISCURSOS ACADÊMICOS SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Carmen Lucia Pretto Stodolni, Karla Saraiva

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


O objetivo deste trabalho é mapear e analisar os trabalhos acadêmicos que vêm sendo desenvolvidos sobre o Programa Mais Educação, uma política pública do governo federal para a promoção da escola de turno integral em zonas consideradas de vulnerabilidade social. Para tanto, foram realizadas buscas em bancos de teses, sendo o critério de seleção adotado de que os trabalhos tivessem sido desenvolvidos em PPGs da área de Educação e que tivessem a expressão Mais Educação no título ou nas palavras-chave. Localizamos quinze dissertações e uma tese que atendem esses critérios. Foram encontrados cinco trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outro na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.  Dois trabalhos foram desenvolvidos na Universidade de Brasília (UNB) e outro na Universidade Católica de Brasília (UCB). Encontramos um trabalho em cada uma das seguintes instituições: PUC Goiás, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal da Bahia. No Rio Grande do Sul, foram localizados dois trabalhos na UFRGS, um na UNISNOS e um na UNILASALLE. Esses trabalhos apresentam uma multiplicidade de problematizações, com diferentes focos e perspectivas teóricas. De modo geral, é possível afirmar que dois trabalhos têm como foco a avaliação dos efeitos do programa, um deles procurando verificar a eficácia para a inclusão social e outro, a satisfação de comunidades escolares. Três trabalhos estão voltados para questões curriculares e de organização pedagógica da escola, sendo que dois deles estão voltados para compreender as concepções de currículo e de educação integral envolvidas neste programa e o outro busca analisar o processo de implantação do programa. Preocupações concernentes à docência é o foco de três outros trabalhos: um deles pretende analisar as condições de trabalho docente no âmbito do programa, um segundo se volta para pensar os efeitos deste programa na formação docente e um terceiro as representações que circulam na comunidade escolar sobre os docentes e monitores envolvidos no programa. Um trabalho trata da relação entre o Programa Mais Educação e a gestão participativa e outro com a inclusão digital. Por fim, cinco trabalhos podem ser classificados como estudos de caso que se ocupam com a implantação do programa em municípios e um último no Estado de Goiás. Os focos destes estudos de caso são variados, mas de modo geral é possível afirmar que são privilegiados aspectos curriculares e avaliação dos efeitos do programa. Assim, é possível concluir que esta política pública vem suscitando grande interesse na comunidade acadêmica, gerando diversas investigações com múltiplos temas e sob diferentes perspectivas. As discussões sobre o Programa Mais Educação significam contribuições importantes para pensar e aperfeiçoar as políticas públicas educacionais brasileiras.

 


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