Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EGRESSOS DO MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA/ULBRA-CANOAS-RS
Luciana Borges Ferreira, Marina Demiquei Cobalchini, Luana de Moura Marcolim, Bruna Arriaga da Costa Schmidt, Barbara Gozzi Signor

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


O Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) do Campus Canoas/RS tem como perspectiva a formação de profissionais que atuem na área, tanto no âmbito dos serviços de saúde como na academia. Conhecer o perfil dos egressos do Mestrado em Saúde Coletiva da ULBRA do Campus Canoas/RS. Estudo de série de casos, com abordagem quantitativa. A população deste estudo foi composta por 218 egressos do Mestrado, desde a primeira defesa, ocorrida em 2002 até dezembro de 2013. A partir da listagem das defesas, obtida no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, o nome dos egressos foi buscado na Plataforma Lattes para levantamento dos dados necessários aos objetivos do estudo. As variáveis analisadas foram: sexo; profissão; tempo entre graduação e início do mestrado; tempo de realização do mestrado; docência antes e depois do mestrado; experiência assistencial antes e depois do mestrado, publicações. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva em relação à sua distribuição nas variáveis de interesse. Em relação às características dos egressos, 74,8% eram do sexo feminino e 25,2% masculino; 18% eram enfermeiros, 15,8% médicos, 9,6% psicólogos e 56,6% eram de outras profissões, como Nutrição, Educação Física e Odontologia.  Em relação à experiência profissional, 21,5% tinham cargo público no início do mestrado; 40% emprego privado e 18,3% nos dois locais. Após a conclusão do mestrado, 28,9% estavam em cargo público, 32,1% em serviço privado e 4,6% nos dois. A média da duração do mestrado foi de 2,68 anos e a média de tempo entre o final da graduação e o início do mestrado foi de 11,37 anos. Em relação à atividade docente, 20,6% não tiveram essa experiência nem antes nem depois da conclusão do mestrado; 17% passaram a exercer essa atividade após a conclusão do mestrado; 45,4% manteve-se como docente após a conclusão do curso e 6,4% deixou a atividade docente após a conclusão do curso. Os dados apresentados neste trabalho são preliminares, pois o estudo ainda está em fase de análise. No entanto, os dados já apontam uma maior inserção dos egressos no mercado de trabalho quer seja na docência, quer nos serviços públicos. Porém, necessita de um aprofundamento na perspectiva da análise qualitativa, valorizando o processo de construção da vida profissional desses egressos após a conclusão do Curso de Mestrado em Saúde Coletiva.