Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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A narrativa hipertextual em sala de aula: análise dos resultados de uma prática docente
Geison Anghinoni Barbosa, Edgar Roberto Kirchof

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


A presente pesquisa está integrada ao projeto “A recepção da literatura digital: leitura e interpretação de textos literários no computador”, cujo objetivo geral é investigar os processos de negociação quanto à recepção da literatura digital por parte de alunos do ensino fundamental e médio. O objetivo específico da pesquisa aqui apresentada é analisar as transcrições das aulas gravadas e as atividades realizadas por alunos de uma terceira série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pepita de Leão, situada na cidade de Porto Alegre, a partir da interação com uma versão hipertextual de “A Cigarra e a Formiga”. A metodologia empregada consiste em: pesquisa bibliográfica sobre Estudos Culturais e sobre literatura digital (com ênfase em ficção hipertextual); elaboração de uma atividade didática com narrativa hipertextual; planejamento e realização de aulas; gravação das aulas ministradas; entrevistas com os alunos; transcrição das gravações; análise do corpus. Os resultados preliminares obtidos através das análises permitem concluir que a) a maior parte dos alunos não estava familiarizada com a literatura digital e, em específico, com a ficção hipertextual; b) nas atividades de leitura, as crianças desempenharam simultaneamente os papeis de leitores e autores, na medida em que fizeram escolhas sobre o percurso da narrativa, devido à sua estrutura hipertextual; c) durante a atividade de escrita, as crianças demonstraram pouca habilidade na utilização dos recursos de mídia digital (elaboração de um power point); d) houve reconhecimento de vários elementos da narrativa, visto se tratar de uma história conhecida. Até o momento, é possível concluir que: a) o gênero “literatura digital” continua pouco conhecido de grandes públicos e não faz parte do repertório do currículo escolar tradicional; b) pedagogicamente, a narrativa hipertextual pode ser utilizada em atividades de alfabetização e também para motivar o gosto pela leitura, pois houve uma fruição por parte dos alunos na realização das atividades; c) em suas interpretações, as crianças demonstraram estarem fortemente captadas por representações moralistas sobre trabalho e recompensa.