Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Poesia Digital: Análise dos resultados de uma prática docente
Aline Lupak, Edgar Roberto Kirchof

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


A presente pesquisa está integrada ao projeto “A recepção da literatura digital: leitura e interpretação de textos literários no computador”, cujo objetivo geral é investigar os processos de negociação quanto à recepção da literatura digital por parte de alunos do ensino fundamental e médio. O objetivo específico da pesquisa aqui apresentada é analisar as transcrições das aulas gravadas e as atividades realizadas por alunos de uma terceira série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pepita de Leão, situada na cidade de Porto Alegre, a partir da interação com a poesia impressa e a poesia digital presente no site Ciber & Poemas de Ana Cláudia Gruszynski e Sérgio Caparelli. A metodologia empregada consiste em: pesquisa bibliográfica sobre Estudos Culturais e sobre literatura digital (com ênfase em poesia digital); elaboração de uma atividade didática com poesia digital; planejamento e realização de aulas; gravação das aulas ministradas; entrevistas com os alunos; transcrição das gravações; análise do corpus. Os resultados preliminares obtidos através das análises permitem concluir que a) na leitura de poemas digitais, as crianças priorizam os recursos de hipermídia em detrimento do texto verbal. Os poemas mais apreciados pela maioria possuem alto índice de jogabilidade (gameplay); b) vários alunos expressaram desapontamento quanto à leitura dos poemas quando perceberam que não se tratava de jogos mas de textos literários; c) superada a fase da frustração, a maior parte dos alunos demonstrou interesse pelas obras digitais apresentadas, principalmente pelo poema “Chá”, o qual possui uma estrutura parecida com a de um jogo.  Até o momento, é possível concluir que, a) apesar de imersas na cultura digital, as crianças estão captadas pela cultura tecnopop, manifesta principalmente pelas redes sociais e por jogos eletrônicos; b) as crianças não interagem com produções artísticas ou literárias no computador; c) a produção de poesia digital direcionada ao público infantil é ainda bastante limitada; d) pedagogicamente, a leitura de poemas digitais desafia o educador a elaborar estratégias de leitura que encorajem a fruição não apenas dos recursos hipermidiáticos semelhantes a jogos eletrônicos, mas também os aspectos propriamente literários e estéticos das obras.


 


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