Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Tendências E Desafios No Contexto Da Educação Superior Brasileira com as Configurações Contemporâneas Da Formação Em Serviço Social
Rayssa Karolaine Monteiro Amorim

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


A reflexão sobre a formação profissional como objeto de estudo impõe a apreensão de um conjunto de elementos que contemplam a conjuntura da política de educação superior, no contexto nacional e internacional; as mudanças no mundo do trabalho; as demandas sociais e as respostas dadas pelas categorias profissionais. Na sua totalidade, esses elementos permitem compreender que o conjunto de reformas neoliberais em curso, determinadas pela reestruturação produtiva e pela redefinição do papel dos estados nacionais, impacta no âmbito da educação superior e, em particular, na formação em Serviço Social Nessa perspectiva, a pesquisa objetiva compreender, de forma crítica e analítica, as principais tendências e desafios para a formação em Serviço Social no Brasil, no período de 2014, em face da contrarreforma da educação superior. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos procedimentos metodológicos para a coleta, tratamento e análise dos dados, são os seguintes: mapeamento e análise documental da legislação, dos documentos nacionais e internacionais relacionados à Educação Superior e à Formação em Serviço Social; mapeamento e análise de conteúdo acerca da produção de conhecimento em Serviço Social, no que se refere ao processo de formação em Serviço Social; envio de questionários online e análise de conteúdo dos mesmos a serem encaminhados aos líderes dos 19 Grupos de Pesquisa do país que pesquisam o tema da formação, bem como os representantes da categoria profissional junto à ABEPSS, CFESS e ENESSO, totalizando 21 sujeitos de pesquisa. Nesta pesquisa, elegeu-se a metodologia de análise de conteúdo desenvolvida segundo Pagés, o qual contempla os seguintes critérios para análise do material coletado: leitura global do material; identificação das passagens significativas; classificação das unidades com referência ao seu tema; identificação das relações com os subtemas dentro da própria unidade e com as demais unidades; identificação das categorias emergentes que extrapolam aquelas identificadas e classificadas pelo pesquisador em razão da sua problematização sobre o tema em estudo. Os resultados parciais coletados são o retrocesso no quadro mercantilização na formação em serviço social para a força de trabalho impactando no aperfeiçoamento de acumulo de riquezas. Espera-se que a pesquisa contribua para o debate sobre a contrarreforma da Educação Superior e suas implicações na formação em Serviço Social, apontando tendências e desafios da mesma na contemporaneidade.