Portal de Eventos da ULBRA., XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
POESIA DIGITAL: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UMA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLA PÚBLICA
Aline Lupak, Edgar Roberto Kirchof

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


A presente pesquisa está integrada ao projeto “A recepção da literatura digital: leitura e interpretação de textos literários no computador”, cujo objetivo geral é investigar os processos de negociação quanto à recepção da literatura digital por parte de alunos do ensino fundamental e médio. O objetivo específico da pesquisa é analisar as transcrições das aulas gravadas e as atividades realizadas na Estadual José Gomes de Vasconcelos Jardim, localizada no município de Canoas, a partir da interação dos alunos com a poesia impressa e a poesia digital presente no site do poeta Augusto de Campos. A metodologia empregada consiste em: pesquisa bibliográfica sobre Estudos Culturais e sobre literatura digital (com ênfase em poesia digital); elaboração de uma atividade didática com poesia digital; planejamento e realização de aulas; gravação das aulas ministradas; entrevistas com os alunos; transcrição das gravações; análise do corpus. Os resultados preliminares obtidos através das análises permitem concluir que: a) os alunos, apesar de não familiarizados com obras de poesia concreta, visual e digital, apreciaram a leitura dos poemas que foram propostos nas aulas, dando preferência à forma impressa das obras; b) ao serem instigados à análise dos poemas, os alunos apresentaram diferentes interpretações, relacionadas geralmente à realidade particular de cada um e não exatamente à proposta estética e literária dos autores. Até o momento, é possível concluir que: a) os jovens alunos que fizeram parte da pesquisa não costumam se valer da internet ou de outros meios para pesquisa e apreciação de obras literárias; b) a turma demonstrou dificuldades no uso de programas de computador para produzirem suas próprias atividades relacionadas às leituras realizadas; c) as análises dos alunos, tanto estética quanto simbolicamente, geraram diferentes interpretações, abrindo espaço para variadas leituras de uma mesma obra de poesia visual e digital.


Palavras-chave


Ensino Médio. Hiperleitura. Poesia digital.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido