Portal de Eventos da ULBRA., XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
ESTUDOS CULTURAIS DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DOS ESTUDOS NESTE CAMPO ARTICULATÓRIO.
Eduarda de Melo Medina Martins, Maria Lúcia Wortmann

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


O estudo retoma as discussões conduzidas no livro Estudos Culturais da Ciência e Educação, tomando como ponto de partida a produção de alguns dos analistas da ciência focalizados naquele estudo. Entre estes estão: Bruno Latour, Karen Knorr-Cetina, Sharon Traweek, Stanley Aronowitz, Barbara Martinsons, Michael Menser, Donna Haraway, Thimoty Lenoir, Joseph Rouse, David Hess, Émile Martin, o latino-americano Pablo Kreimer e o brasileiro Renato Dagnino. Nesta etapa do projeto levantamos obras publicadas nesse campo e examinamos, de maneira prévia, algumas das direções de estudos seguidas pelos/as pesquisadores/as que buscam inspirar suas análises em educação no já citado referencial. Buscamos, também, indicar outros/as autores/as que, em âmbito mundial, têm se ocupado com esse campo em sua articulação com a educação. Assim, os procedimentos desenvolvidos neste estudo envolveram o levantamento das obras dos autores supracitados no período compreendido entre 2002 e 2015, bem como a indicação de outros pesquisadores/as que se envolveram ou se aproximaram das discussões deste campo no mesmo período. Percebemos ter ocorrido uma pulverização deste campo, representada por uma proliferação de estudos que assumem outras denominações. A partir disso, estamos iniciando uma segunda etapa do projeto, que envolve a análise aprofundada das obras já identificadas.


Palavras-chave


Estudos Culturais. Estudos de Ciência. Educação.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido