Portal de Eventos da ULBRA., XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE SISTEMA DE DIREÇÃO DE PROTÓTIPO AUTOMOTIVO
Sr Sérgio de Oliveira Junior

Última alteração: 26-10-2015

Resumo


Este trabalho tem como objetivo projetar o sistema de direção de um protótipo automotivo esportivo de dois lugares, motor dianteiro e tração traseira, baseado no clássico Lotus 7 produzido por Anthony Colin Chapman em 1957 O protótipo vai preservar as características mecânicas, porém, o chassis será mais rígido e a suspensão e sistema de direção serão projetados para gerar o comportamento dinâmico de um veículo que possa trafegar em vias urbanas e rodovias, porém com um comportamento esportivo. A suspensão dianteira será do tipo “duplo A” e a traseira de tipo “quatro barras” (four link). O sistema de direção será do tipo pinhão e cremalheira sem cervoassistência, montado a frete do eixo dianteiro. Este sistema deve oferecer boa dirigibilidade, segurança e estabilidade. Para que as rodas não escorreguem em curvas o projeto se baseará na geometria de Ackerman, que permite que as rodas direcionais estercem em ângulos diferentes. Serão determinadas as característica geométricas do sistema de direção, tais como: ângulo de inclinação do pino mestre, desvio, offset lateral, ângulo de caster, avanço, articulação da direção (pivô), desvio e ângulo de câmber. O sistema de direção deve ser estável em velocidades elevadas, e deve tender a retornar para a posição de deslocamento em linha reta durante as curvas. A principal dificuldade do projeto consiste em determinar a posição da caixa de direção e a dimensão das barras axiais que conectam a caixa de direção ao montante das rodas, já que não deve haver variação de convergência durante o deslocamento das rodas relacionado com o movimento da suspensão.

 


Palavras-chave


Geometria de Ackerman. Sistema de direção. Chassi.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido