Portal de Eventos da ULBRA., XXV Salão de Iniciação Científica

Tamanho da fonte: 
QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE POÇOS DESTINADA AO CONSUMO HUMANO: Uma revisão bibliográfica
Ducelene da Silva Lima, Camila dos Anjos Dias, Aline Kinaak Garcia, Edierlem Quintino Guimarães, Marilucia de Lima Nunes de Queiroz, Fabiana Solla Sobral

Última alteração: 19-09-2018

Resumo


Ducelene da S. Lima1

Camila dos A. Dias2

Aline K. Garcia3

Edierlem Q. Guimarães4

Marilucia de L. Nunes de Queiroz5

Fabiana S. Sobral6

 

Palavras chave: Água; Poços; Coliformes.

 

A água é um elemento de grande necessidade à manutenção da vida, considerada o composto mais abundante em nosso planeta. No Brasil, os efluentes domésticos são os principais responsáveis pela contaminação da agua, e em muitas residências o abastecimento ainda é feito através da utilização de poços artesianos. A contaminação da água de poços por Coliformes totais e termotolerantes é descrita como prejudicial causando doenças aos humanos, sendo a mais comum à diarreia. O grupo de coliformes é formado pelos gêneros: Klebsiella, Escherichia coli, Enterobacter e Citrobacter.

O presente estudo visa avaliar a qualidade microbiológica da água de poços usada para o consumo humano. Trata-se de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica. Como critérios de inclusão, foram selecionados artigos entre os anos 2010 a 2018 em português e inglês, através de pesquisa nas principais fontes de dados como Scielo, PubMed e Google Acadêmico, digitando as palavras chaves Água; Poços; Coliformes.

Foram encontrados aproximadamente (2.010) artigos referentes aos nossos critérios de inclusão, os mesmos descrevem que as águas subterrâneas provindas de poços artesianos ainda estão sendo muito empregadas para o consumo humano. Porem a grande maioria desses poços são feitos sem se observar as recomendações da OMS, que prevê uma distancia entre a fossa e o poço de no mínimo 30 metros. A também a Portaria 2914 de 2011 do Ministério da Saúde, onde se prevê que deve ocorrer ausência tanto de coliformes totais quanto de E. coli em 100 mL de água analisada.

Neste estudo foram avaliados 3 artigos, onde foram analisados: 31 poços no Bairro Pedra Noventa, Cuiabá (MT), 27 poços em Ivoti, RS e  10 poços em Imigrante, RS. Perfazendo um total de 68 poços. Os resultados encontrados foram: no primeiro artigo todos os 31 poços estavam contaminados, no segundo 16 poços estavam contaminados e no terceiro 6 poços estavam contaminados. Com predominância de contaminação por E. coli, sendo que 11 amostras também apresentavam Adenovírus e 6 apresentavam Rotavírus. Foi evidenciado que grande parte das fontes não recebe tratamento com acréscimo de cloro antes do consumo. Conclui-se que 85% dos poços analisados estavam contaminados com E. coli, e alguns também apresentaram contaminação por vírus. Estes resultados de contaminação por E. coli e Adenovírus demonstram impacto por poluição fecal nas águas subterrâneas. O disciplinamento da ocupação territorial, abertura e manutenção de poços, investimentos em saneamento e legislação mais eficaz se fazem necessários para evitar contaminação de poços artesianos.

 

  1. Zoraidy de Lima; Barbosa, Ivanete de Moura. Falta de saneamento básico e as águas

subterrâneas em aquífero freático: região do Bairro Pedra Noventa, Cuiabá (MT). Eng Sanit Ambient | v.19 n.1 | jan/mar 2014 | 43-52.

2. Luz, Roger Bordin da. Contaminação viral e bacteriana em águas subterrâneas na porção aflorante do Aquífero Guaraní, município de Ivoti, RSRev. Ambient. Água, Out 2017, vol.12, no.5, p.871-880.

3. Mateus, Cristian Zerwes; Inês, Mariela Secchi. Análise da qualidade da água de poços artesianos do município de Imigrante, Vale do Taquari/RS. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM.[1]


1Acadêmica do curso de Biomedicina do CEULJI/ULBRA e-mail- ducelene_dasilva@live.com

2Acadêmica do curso de Biomedicina do CEULJI/ULBRA e-mail- camilaanjopf@gmail.com

3Acadêmica do curso de Biomedicina do CEULJI/ULBRA e-mail- aline_kinaak@hotmail.com

4Acadêmica do curso de Biomedicina do CEULJI/ULBRA e-mail- edierlemguimaraes_1996@hotmail.com

5Acadêmica do curso de Biomedicina do CEULJI/ULBRA e-mail- marilucia_l@hotmail.com

6Professor do curso de Biomedicina do CEULJI/ULBRA e-mail-f.sobralbiomedica@gmail.com

 


Texto completo: PDF