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IMAGENS DA VIDA INDÍGENA NAS MEMÓRIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Eduardo Ouriques

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


Esta pesquisa, vinculada ao projeto “Temática Indígena na Escola: implicações pedagógicas frente à implementação da Lei 11.645/2008”, está em andamento e tem como objetivo reunir e analisar depoimentos de estudantes do Ensino Médio sobre a temática indígena. Partindo de um conjunto de quatro diários escritos por estudantes de escolas privadas da região metropolitana de Porto Alegre, o estudo analisa algumas representações sobre os povos indígenas e suas culturas, em especial aquelas produzidas no espaço escolar. Os depoimentos foram escritos entre os meses de agosto e setembro de 2014, sendo orientados por um conjunto de questões abertas. Neste estudo, focalizam-se, em particular, três aspectos destes depoimentos: a) as representações recorrentes sobre os indígenas, constituídas nos quatro depoimentos; b) as memórias narradas que dizem respeito à experiência escolar com a temática indígena; c) imagens contemporâneas dos povos indígenas, escolhidas pelos estudantes na internet.   Como resultados a pesquisa mostrou, em relação ao primeiro aspecto, que as representações mais recorrentes sobre povos indígenas, oriundas da experiência escolar, são vinculadas a estereótipos – os estudantes destacam lembranças relativas a imagem de índios vivendo em ocas, usando cocares e pinturas corporais, caçando com lanças, arcos e flechas. Contudo, três estudantes mostram entender, hoje, que essas representações eram baseadas em estereótipos. Em relação às memórias escolares, os quatro estudantes destacam que a temática indígena era vista em particular vinculada ao “Dia do Índio” – lembranças relacionadas à montagem de “cocares”, pintura do rosto e canções infantis foram referidas pelos quatro estudantes. Destaca-se um teor folclórico na abordagem da temática, especialmente no ensino fundamental. Também foram lembrados episódios vinculados à história do Brasil, mas dispersos e fragmentados. Por fim, em relação às imagens contemporâneas, foram escolhidas oito fotografias atuais, sendo estas vinculadas a práticas culturais ou a contextos de luta indígena pela garantia de seus direitos, o que mostra uma  percepção da realidade indígena do presente.