Portal de Eventos da ULBRA., IV Salão de Iniciação Científica Jr

Tamanho da fonte: 
Integrando saberes na educação: interdisciplinaridade, métodos mistos de pesquisa e questões emergentes na contemporaneidade: o que vou cursar na Universidade? Uma pesquisa com alunos do Ensino Médio
Guinifer Rodrigues Vidal, Simara Rodrigues Gheno, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 06-10-2016

Resumo


O Ensino médio se constitui em um período de grandes desafios para o estudante. Diante das inúmeras possibilidades em relação ao futuro laboral, faz-se necessário realizar estudos, no sentido de compreender os anseios dos estudantes. O atual cenário econômico favorece o aparecimento de novas áreas de trabalho, este panorama, aliado aos avanços tecnológicos, fazem com que a escolha profissional seja marcada por incertezas e dúvidas. Desta forma, percebe-se a importância de encorajar o aluno a conhecer a profissão desejada, promovendo reflexões e estudo quanto ao mercado de trabalho. Nesse sentido, o objetivo do trabalho consiste na articulação entre os saberes produzidos e aprendidos na escola com vistas à construção de subsídios para as futuras escolhas profissionais. A pesquisa foi realizada em uma escola particular de Ensino fundamental e Médio na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Durante as atividades foram aplicados instrumentos de coleta de dados com perguntas abertas e fechadas a três turmas de ensino médio. A análise dos dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa, caracterizando a utilização dos Métodos Mistos (DAL-FARRA, LOPES, 2013; CRESSWELL, 2013; CRESSWELL, CLARK, 2011). Os alunos entrevistados

Texto completo: PÔSTER