Portal de Eventos da ULBRA., IX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

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PROTAGONISMO ESTUDANTIL: METODOLOGIAS ATIVAS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Pedro Henrique Soares de Souza, Leticia Azambuja Lopes

Última alteração: 03-12-2021

Resumo


Segundo Paulo Freire, a autonomia é um fator primordial no processo de aprendizagem, pois esta equivale-se à capacidade de um indivíduo agir por si mesmo (Protagonismo) e responsabilizar-se pela sua própria aprendizagem5. As metodologias ativas e as estratégias de aprendizagem se destacam por deixar o aluno ou o profissional assumirem um papel ativo em sua aprendizagem 3;4. Através destas é possível canalizar a aprendizagem no indivíduo, que busca aprender, em torno do seu eu, e gradativamente desenvolver a capacidade de auto-regulação comportamental (Boruchovitch, 1999)4 e auto monitoramento da sua aprendizagem 3. As metodologias ativas são técnicas, estratégias e abordagens de ensino individuais e colaborativas, que buscam envolver o aluno em atividades práticas, nas quais o aluno é agente ativo na sua aprendizagem ³. Já o uso de métodos e técnicas pelos alunos com a intenção de facilitar a aquisição de conhecimento, armazenamento e utilização da informação é o que define as estratégias de aprendizagem 4. O trabalho se concentra nessas ferramentas de auxílio à autonomia do aluno e busca explorar o potencial dessas na vida acadêmica do estudante. Entende-se este trabalho como um ensaio descritivo e analítico referente às metodologias ativas e estratégias de aprendizagem. A partir da revisão bibliográfica sobre os itens, serão apresentados resultados que possam trazer um maior entendimento a respeito da contribuição do protagonismo no processo de aprendizagem. Para o maior esclarecimento da temática mostrada e a coleta dos dados para a pesquisa, foi utilizado o livro “Metodologias Inovativas na educação presencial, a distância e corporativa” 3, artigos e autores, que focaram suas pesquisas nos itens apresentados e no processo de aprendizagem. O bom desempenho escolar, entre outros fatores, é influenciado positivamente pelas capacidades do aluno de ter consciência sobre seus processos mentais, grau de compreensão e a realização do auto monitoramento 4. As estratégias de aprendizagem desenvolvem essa consciência do próprio processo de aprendizagem no aluno, agindo como auxiliadores de resultados gratificantes na aprendizagem, através da auto regulação e uma aprendizagem mais efetiva 4. Assim, como foi evidenciado em uma pesquisa 6, o bom desempenho estudantil relaciona-se com o uso das estratégias de aprendizagem no momento do estudo. As metodologias ativas nos ajudam a organizar, gerir e interpretar o conhecimento ³, que acaba por facilitar a compreensão dos processos mentais benéficos ao desempenho acadêmico. Ela estabelece uma articulação entre ação-reflexão que estimula os alunos ao auto-monitoramento e a compreender o próprio processo de aprendizagem. Uma articulação que dependendo do nível de protagonismo assumido pelo aluno, pode transformar os alunos em arquitetos da sua aprendizagem e até solucionadores de problemas na comunidade local ³. As metodologias ativas e as estratégias de aprendizagem se correlacionam. A primeira se destaca como uma abordagem de ensino, a segunda, como ferramenta de estudo. No entanto, ambas dividem de um mesmo propósito, facilitar a aquisição de conhecimento dos alunos. Nas suas totalidades, conseguem trazer o aluno como um agente ativo no processo de aprendizagem, que compartilha da capacidade de compreensão do próprio processo de aprendizagem, que é deveras importante, pois a partir da consciência sobre o próprio estado podemos nos auto regular para que o estudo seja potencializado 6.

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