Portal de Eventos da ULBRA., IX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

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Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental
Carolina De Moura, Kimberlyn Richesky Bastos, Clarissa Olgin De Assis

Última alteração: 03-12-2021

Resumo


A aprovação da Base Nacional Comum Curricular[1] (BNCC) trouxe um novo olhar para a educação brasileira, visto que ressalta a necessidade de contextualização dos conteúdos e identificação de práticas educativas que potencializam a forma como esses são apresentados, exemplificados e conectados. Nesse contexto, tem-se como proposta o trabalho com temas contemporâneos como a Educação Financeira (EF), a ser desenvolvido de forma transversal e integrada no currículo escolar, entende-se que esse tema pode ser desenvolvido no currículo de Matemática, do Ensino Fundamental, de forma a propiciar a integração dos conhecimentos dessa área a um assunto do cotidiano dos estudantes. Considerando os aspectos mencionados, o objetivo deste trabalho foi investigar o uso dos recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas de Matemática interligadas ao tema Educação Financeira no Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a metodologia qualitativa, organizada em 3 etapas. A primeira etapa foi a realização de uma pesquisa bibliográfica nos livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, buscando identificar e selecionar as atividades didáticas envolvendo o tema Educação Financeira.  Na sequência, foi elaborado um quiz matemático no software PowerPoint com as atividades selecionadas. Posteriormente, foi estudada a plataforma online WordWall, pois é uma plataforma de acesso gratuito que permite a criação de diversos games didáticos, possibilitando o uso de metodologias ativas como estratégia didática para o desenvolvimento da temática Educação Financeira no Ensino Fundamental. Como resultado, tem-se três atividades construídas na plataforma aliando os conteúdos matemáticos ao tema Educação Financeira, bem como para uma melhor utilização das atividades, cada uma possui um manual criado no software Word contendo uma descrição da atividade e o modo de jogar. Essas atividades visam aproximar os estudantes de um tema do cotidiano, por meio de atividades que exploram os conteúdos matemáticos e espera-se, posteriormente, após passar o estado pandêmico mundial devido ao SARSCOV-2, aplicar as atividades em Oficinas Matemáticas, fomentadas pelo Laboratório de Matemática da Universidade Luterana do Brasil.


[1] BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Brasília. MEC. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf Acesso em: 23 mar. 2020.

 


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