Portal de Eventos da ULBRA., V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR

Tamanho da fonte: 
Olimpíada de Raciocínio como proposta metodológica de integração
Glaucia Cabral Moraes, Henrique Webber Andriolo, Charles Bruno da Silva Melo

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


Neste trabalho será apresentada uma proposta metodológica realizada com os estudantes do terceiro ano do ensino médio, da Escola de Educação Básica Educar-se, inserida no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), localizada no município de Santa Cruz do Sul. A realização, intitulada Olimpíada de Raciocínio, objetivou integrar os estudantes do espaço escolar citado, de diferentes níveis de escolaridade e faixa etária; estimular diferentes formas de pensar e de raciocinar, a partir de práticas lúdicas e desafiadoras; promover atividades matemáticas, a fim de despertar o gosto por essa área do conhecimento; realizar exercícios que tenham como foco a concentração, a motricidade, a coordenação, entre outros; preparar os discentes para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizando questões contextualizadas, promovendo o estudo da Matemática e de áreas afins. Dentre as ações realizadas – desenvolvidas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio –, será apresentada a Caça ao Tesouro, que englobou uma série de desafios lógicos propostos às turmas do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Para uma melhor organização, esses estudantes foram divididos em equipes, que receberam enigmas cujas respostas indicavam determinada localização no campus da UNISC, onde estaria a próxima questão, da qual a resolução indicaria o local subsequente, e assim por conseguinte, até a posição do enigma final, cuja resolução deveria ser entregue no ponto de partida, sendo vencedora a primeira equipe a atingir esse objetivo. Os enigmas entregues a cada grupo possuíam detalhes diferenciadores que os conduziam a localizações distintas, de modo que não houvesse como as equipes seguirem umas às outras, o que lhes permitiria burlar as regras e alcançar a localização seguinte sem resolver os desafios propostos. Observou-se que os alunos participantes se mostraram motivados e engajados na atividade. Embora nem todos os grupos tenham efetivado as etapas do circuito em sua totalidade, os discentes, de modo geral, empenharam-se e atingiram bons resultados, tendo havido uma competitividade saudável. Depreende-se que os objetivos da Caça ao Tesouro foram alcançados, tendo a recepção dos participantes, inclusive, excedido as expectativas. Destarte, considera-se profícua a continuação dessa prática nos anos sequentes.

Palavras-chave


Ciências Exatas e Engenharias; Proposta Metodológica de Integração; Raciocínio Lógico.

Texto completo: PÔSTER